Greve e Negociação Coletiva no Brasil (1978-2018): grandes ciclos, configurações diversas – Coleção Greve & Negociação – Livro 2

Foto: Divulgação

Autor: Carlindo Rodrigues de Oliveira | Por Editora Dialética

Descrição

Esta Coleção Greve & Negociação Coletiva – publicada em dois livros – é uma reflexão sobre duas importantes dimensões da atividade sindical. 

Este Livro 2 [Greve e Negociação Coletiva no Brasil (1978-2018): grandes ciclos, configurações diversas] abordará as experiências concretas de greves e de negociação havidas no Brasil. O foco é o estudo empírico das quatro décadas (41 anos) compreendidas entre 1978 e 2018.

O livro busca identificar e analisar os ciclos de greves e seus múltiplos determinantes, bem como os processos de negociação coletiva mais relevantes. No caso das greves, propõe-se um conceito inédito de ciclo grevista, que relaciona a frequência anual de greves e a frequência anual mediana de greves em todo o período analisado. 

Quanto aos fatores determinantes dos diversos ciclos, afirma-se que eles extrapolam largamente aqueles de natureza econômica e estrutural comumente destacados (crescimento econômico, inflação e desemprego), ressaltando também a importância de fatores de ordem sociológica, política, sindical e ideológica.

No tema da negociação coletiva, são analisados alguns dos processos paradigmáticos ocorridos no Brasil, com destaque para duas experiências: a negociação da política de recuperação do Salário Mínimo (2007-2019) e a construção e consolidação, pelos/as bancários/as, a partir de 1992, da Convenção Coletiva Nacional, que segue sendo renovada até os dias atuais.

Leia também o Livro 1 – Greve e Negociação Coletiva: dimensões complementares da luta sindical.

Características

  • Ano: 2022
  • Autor: Carlindo Rodrigues de Oliveira
  • Selo: Dialética
  • ISBN: 9786525240497
  • Nº de Páginas: 284

Clique aqui e adquira o livro pelo site da editora

Fonte: Editora Dialética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »