Grupo Temático 14: Tecnologia e Trabalho durante a Pandemia de Covid-19. Pensando o pós pandemia: Anos de reparação?

Coordenadores E-mails
Leda Gitahy (Unicamp) leda@ige.unicamp.br
Nanci Stancki da Luz (UTFPR)nancist@terra.com.br
stancki@utfpr.edu.br
Claudiana Guedes de Jesus
(UFRRJ)
claudiana.guedes@gmail.com

Ementa
Propomos retomar a discussão clássica da relação entre tecnologia e trabalho (humanidade e natureza) num cenário distópico em que acordamos pensando se estamos vivendo em Admirável Mundo Novo, Farenheit 451, 1984, Ensaio sobre a Cegueira, o Conto da Aia, Black Mirror ou Yeras of Years e tantos mais. O modelo político-econômico colocado em prática pela primeira vez no Chile de Pinochet, entra em crise com as lutas do povo chileno que exige uma nova constituição. Os jovens chilenos afirmam que “nos tiraram tudo, até o medo”. Uma senhora e uma criança distribuem água (“água grátis hasta que en Chile vuelva la dignidad”), mulheres dançando em todo mundo a música contra a misoginia. A pandemia da Covid-19 se inicia no Brasil com um governo que tem como modelo o fracassado Chile de Pinochet. Desde o momento em que assumiu assistimos a atuação estarrecedora do presidente e de ministros  desmontando, numa velocidade inimaginável, instituições e formas de governança em todos os campos, que são o resultado de décadas de nossa história e garantidos pela constituição de 1988. Até antes da pandemia, o debate sobre o trabalho focava, neste contexto, abordagens sobre seu futuro diante da automação/robotização, do trabalho por plataformas, das inovações tecnológicas e organizacionais, telemarketing, teleatendimento, tecnologias de vigilância, redução da porosidade do trabalho, indústria 4.0, delineando profundas transformações no mundo do trabalho e da produção de bens e serviços. A emergência de uma virose desconhecida, logo transformada em pandemia, vem definir novos contornos e conteúdos ao trabalho. Trabalho remoto, gestão algorítmica, o uso dos corpos,  o “a avalanche do ensino remoto”, as condições de trabalho e de saúde, a intensificação da desigualdade, perda de direitos e manipulação do comportamento, milhões de infectados e um número crescente e assustador de mortes incitam a uma reflexão e a chamada de trabalhos que façam uma reflexão sobre processos de trabalho durante essa pandemia, e o questionamento  do que poderá vir depois. Ao mesmo tempo vemos emergir experiências solidárias, ou de redes de afeto e de solidariedade que defendem a vida e mostram experiências exitosas de enfrentamento da morte e da violência. É nelas que talvez possamos nos inspirar para pensar em alternativas e caminhos para sair desse pesadelo, bem como um novo mundo cujos horizontes sejam a dignidade, a igualdade e a justiça. Assim, reiteramos o objetivo deste GT de refletir sobre a experiência deste ano e em como pensar o pós pandemia.

Palavras chave: Processo de trabalho, organização e gestão do trabalho, recursos tecnológicos  no contexto da pandemia Covid-19; pós-pandemia.

Referências Bibliográficas 

Livros


ALVES, Giovanni. Dimensões da Reestruturação Produtiva. 2. ed. Bauru: Editora Praxis, 2003. 288p. Download.

CARDOSO, Adalberto. A Construção da Sociedade de Trabalho no Brasil: Uma investigação sobre a persistência secular das desigualdades. 2. ed. Rio de Janeiro: Amazon, 2019. 487 p. Download

CATTANI, Antonio David (Ed). Work :Towards 2021. Porto Alegre: Escritos, 2015.

FELIX, Gil. Mobilidade e superexploração do trabalho: o enigma da circulação. Rio de Janeiro: Lamparina Editora/FAPESP, 2019.

FELIX, Gil Almeida. O caminho do mundo: mobilidade espacial e condição camponesa em uma região da Amazônia Oriental. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2008.

GUANAIS, Juliana; FELIX, Gil (Orgs). Superexploração do trabalho no século XXI: debates contemporâneos. Marília: Práxis, 2018.

GUANAIS, Juliana Biondi. Pagamento por produção, intensificação e superexploração na agroindústria canavieira brasileira. São Paulo: Outras Expressões/FAPESP, 2018.

SRNICEK, Nick. Plaraform Capitalism. Cambridge: Polity Press. 2017. (171 p.)



Artigos


AUTOR, David; SALOMONS, Anna. Does Productivity Growth Threaten Employment?. ECB Forum on Central Banking, [S. l.], 2017. Download.

COSTA, Hermes Augusto; COSTA, Elizardo Scarpati. Trabalho em call centers em Portugal e no Brasil: A precarização vista pelos operadores. Revista Tempo Social, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 105-127, abr. 2018. Download.

DE STEFANO , Valerio ; WOUTERS, Mathias. Should digital labour platforms be treated as private employment agencies?. Foresight brief, Bruxelas, 7 abr. 2019.Download.

FELIX, Gil. “Circulación y superexplotación del trabajo”. Sociología del Trabajo (Espanha), v. 1, p. 87-105, 2018. Acesso.

FELIX, Gil. “Sobre o conceito de exército industrial de reserva em Ruy Mauro Marini”. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política, v. 47, p. 104-128, 2017. Acesso.

GROHMANN, Rafael. Contextualizando o trabalho em plataformas, Contracampo, v.39, 2020 (p.1-10)

GUANAIS, Juliana Biondi. “Salario por pieza y superexplotación del trabajo”. Sociología del Trabajo (Espanha), v. 1, p. 67-85, 2018. Acesso.

GUANAIS, Juliana Biondi. “Superexploração do trabalho na agroindústria canavieira do Brasil”. International Journal on Working Conditions (Portugal), v. 11, p. 108-125, 2016. Acesso.

PACKARD, Truman G.; MONTENEGRO, Claudio E. Labor Policy and Digital Technology Use: Indicative Evidence from Cross-Country Correlations. World Bank Group, Washington, October, 2017. Download.

Teses e Dissertações

FRANCO, Claudia Regina Lovato. O valor social do trabalho e o dumping social. 2017. 960 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Escola superior do Ministério Público da União, Brasília, 2017. Download.

Relatórios


ILO – International Labour Organization. Digital labour platforms and the future of work: Towards decent work in the online world. ILO: Geneva, 2018. Download.

ILO – International Labour Organization. Work for a brighter future – Global Commission on the Future of Work. ILO: Geneva, 2019. Download.

IMF – International Monetary Fund. Gender, Technology, and the Future of Work. IMF: Washington, 2018. Download.

WBG – World Bank Group. The Changing Nature of Work. WBG:
Washington, 2018. Download.

WEF – World Economic Forum. The Future of Jobs – Report 2018. WEF:
Cologny, 2018. Download.


+ Clique aqui para acessar conteúdos recentemente associados a esse grupo temático

Translate »