VII Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho

Imagem: Divulgação

25 a 27 de outubro de 2023 | Congresso PDT

Apresentação

O VII Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho e o I Congresso Brasileiro sobre Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas pretende reunir pesquisadores interessados em discutir as repercussões da centralidade do trabalho na qualidade das relações laborais nos dias de hoje. 

Trata-se de trazer ao debate teorias clássicas e o surgimento de novos conceitos, que ajudem a pensar estratégias coletivas que possam trazer mais saúde e/ou formas de enfrentamento do adoecimento mental, assim como discussões que contribuam na desconstrução de saberes e poderes que coloquem em xeque a dignidade da vida humana em situações de trabalho.

Tendo em vista que o contexto contemporâneo se mostra desafiador em diversos âmbitos, pesquisadores são instigados a tecer reflexões que podem fomentar movimentos de resistência e de luta por melhores condições de vida e de trabalho, especialmente após as turbulências sociais, econômicas e políticas, causadas pelo vírus SARS-COV-2 (conhecido como Covid-19 ou Coronavírus), a partir de março de 2020.

Tal crise, deflagrada um pouco depois da última edição do Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho, ocorrida em outubro de 2019, adiou a realização do evento seguinte, interrompendo a sequência de realização bianual deste evento. Ainda no referido Congresso, o grupo de trabalho (GT) da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia) responsável por sua organização, decidiu pela necessidade de alteração do nome do GT e do Congresso, a fim de que tal denominação ampliasse o seu escopo e correspondesse melhor as características dos estudos dos pesquisadores do grupo, desse modo, o nome escolhido foi Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas.

Assim, nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2023, o coletivo de professores, estudantes e técnicos-administrativos da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense terá a satisfação de sediar esse encontro de modo totalmente presencial. A expectativa de retomarmos a possibilidade de congraçamento, após o isolamento social, imposto pela pandemia do coronavírus, nos motiva a abrir as portas de nossa escola, em prol de mais ciência e, consequentemente, mais e melhor qualidade de vida para nossa sociedade. Esperamos nos encontrar presencialmente em outubro!

Sejam todos muito bem-vindos!

Comunicado Importante

Comunicamos as datas importantes aos interessados em submeter trabalhos e fazer inscrições para o VII Congresso Brasileiro em Psicodinâmica e Clínica do Trabalho, I Congresso Brasileiro sobre Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas, a ser realizado na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFF – Universidade Federal Fluminense, em Niterói-RJ, nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2023.

NOTA 1 

Fizemos ajustes na aba “Instruções para Submissão”, na data de hoje, que é a versão atualizada. 

NOTA 2

Estão abertas, a partir desta segunda-feira 13/03, as submissões de textos e as inscrições ao Congresso.Planeje-se para NÃO deixar para o último dia! Havendo dúvidas, estamos à disposição no CONTATO disponível no formulário abaixo ou no instagram pelos perfis contrab2023 ou no escopo.uff.br.

Datas Importantes

Divulgação do congresso e das respectivas datas e prazos importantes
20 de janeiro de 2023

Abertura do endereço eletrônico para receber as submissões
13 de março de 2023

Data limite das submissões
16 de abril de 2023

Divulgação dos resultados
21 de maio de 2023

Realização do evento
25 a 27 de outubro de 2023

Eixos Temáticos

Eixo 1 – Informalidade, uberização do trabalho e desemprego

Eixo 2 – Trabalho e formação para o trabalho

Eixo 3 – Trabalho, direitos humanos, migração, gênero e raça

Eixo 4 – Trabalho, política e subjetividade

Eixo 5 – Violências e assédios no trabalho

Eixo 6 – Saúde do trabalhador e políticas públicas

Eixo 7 – Precariedade do trabalho e escravidão contemporânea

Eixo 8 –Trabalho, sindicalismo e outras formas de resistência

Eixo 9 – Sentidos e significados do trabalho

Eixo 10 – Clínicas do trabalho

Eixo 11 –Trabalho, questão social e antropoceno

Clique aqui e saiba mais sobre o evento

Fonte: Congresso PDT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »