Semana Lula – Contribuição especial #04: Panela de pressão: O 1º de Maio de 1980 e a greve dos metalúrgicos no ABC
Por LEHMT
Em homenagem à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, o Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho (LEHMT-UFRJ) promove a “Semana Lula”. Entre 31 de outubro e 4 de novembro publicaremos conteúdos sobre a história do trabalho no Brasil que nos ajudam a entender a trajetória e importância deste migrante nordestino, metalúrgico, sindicalista e líder político, três vezes eleito presidente da República. São conteúdos novos ou já publicados pelo LEHMT em outros momentos.
No quarto episódio da “Semana Lula” republicanos o artigo de número 4 da seção Contribuição Especial sobre 1° de Maio de 1980 e a greve dos metalúrgicos no ABC, escrito por Deise Cavignato e Luís Paulo Bresciani.
O Dia do Trabalhador dos anos 80 foi marcado por uma luta pelos direitos trabalhistas, mas também como um ato grandioso demonstrando a resistência à ditadura militar. Luiz Inácio Lula da Silva e outros líderes sindicais encontravam-se encarcerados há dias pela polícia política, o DOPS (Departamento de Ordem Política e Social). Manifestantes saíram em passeata até o Estádio da Vila Euclides, hoje chamado Primeiro de Maio, denunciando as altas jornadas de trabalho, a instabilidade no emprego, o arrocho salarial e a luta por democracia.
Clica aqui e leia o artigo completo
Fonte: Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho
Data original da publicação: 03/11/2022