Grupo Temático 08: Trabalho e Educação

Coordenação:E-mails
Daisy Moreira Cunha (UFMG)daisycunhaufmg@gmail.com
Luiz Paulo Oliveira (UFRB)luzpaulooliveira@gmail.com
Liliane Bordignon (FCC)lilianebordignon@yahoo.com.br

Ementa

As profundas transformações econômicas, tecnológicas, políticas e socioculturais a que se tem assistido nas últimas décadas têm sido responsáveis por intensas e complexas mudanças sobre o trabalho, as relações de produção e as condições objetivas e subjetivas de reprodução social. Tais mudanças se dão simultaneamente nos processos, organização e relações de trabalho, assim como na organização e representação das trabalhadoras e trabalhadores. Elas fortalecem clivagens antigas nas relações de gênero, raça/etnia, geração e classe social ou engendram novas desigualdades e desequilíbrios nos convocando a refletir sobre a interseccionalidade ou consubstancialidade que as estruturam.

A formação humana se forja em estreita relação com essas novas configurações dos mundos do trabalho nos quais se empregam trabalhadoras e trabalhadores como força de trabalho. É o emprego de tempo onde se forjam histórias de vida, formação política e modos de (re) existência.

Nessa conjuntura torna-se muito importante refletir sobre temas permanentes do campo Trabalho e Educação, entre eles:

a) políticas públicas de trabalho e educação;

b) trabalho, novas tecnologias e formação humana;

c) organização do trabalho e da produção e seus desafios para a formação, saberes, competências e qualificação profissional;

d) trabalho, formação, ação coletiva e movimentos sociais;

e) mercado de trabalho e reconfigurações dos sistemas de formação profissional;

f) escola, juventudes e mundo do trabalho no contexto das contra reformas trabalhista e educacional;
Palavras chave: Trabalho; Educação e Formação Humana; Direitos Sociais

Referências Bibliográficas

Artigos em Periódicos:

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DIAS, S. A.; CUNHA, D. M. Gestão da carga de trabalho na atividade docente: um estudo de caso no ensino superior privado. Revista Ação Ergonômica, v. 12, n. 1, p. 26-34, 2021.

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LEANDRO, Bianca; SOBRINHO, André; ABRAMO, Helena (Orgs.). Panorama da situação de saúde de jovens brasileiros: Intersecções entre Juventude, Saúde e Trabalho: 2016 a 2022. Rio de Janeiro: EPSJV/Cooperação Social da Presidência/Fiocruz/SUS/MS/Governo Federal Brasil União e Reconstrução, 2024.

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OLIVEIRA, Luiz P. J.; FARIA, Ivan. Um estudo sobre jovens estudantes-trabalhadores universitários no interior da Bahia. In: OLIVEIRA, Luiz P. J.; SOUZA, Aparecida N. Dossiê Juventude, Trabalho e Educação. Cadernos do CEAS, v. 49, n. 263, 2024.

OLIVEIRA, Luiz P. J.; SOUZA, Aparecida N. Dossiê Juventude, Trabalho e Educação. Cadernos do CEAS, v. 49, n. 263, 2024.

SAVIANI, D. O choque teórico da Politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 1, n. 1, p. 131-152, mar. 2003.

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Capítulos de Livros:

RÊSES, E. da S. Análise da inclusão do eixo trabalho nas políticas públicas de educação: avanços e desafios. In: CUNHA, Célio da; SOUSA, Jose Vieira de; SILVA, Maria Abadia da (Org.). Avaliação de Políticas Públicas de Educação. Brasília, DF: Faculdade de Educação/Universidade de Brasília, DF; Liber Livros, 2012. p. 93-113.

Livros:

CÁSSIO, F. (Org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019.

FREITAS, L. C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2024.

FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social e capitalista. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa. São Paulo: Boitempo, 2019.

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LIMA, J. C. F.; NEVES, L. M. W. (Org.). Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora da Fiocruz/EPSJV, 2006.

RÊSES, E. da S. (Org.). Pedagogia Socialista, Trabalho e Educação. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2021.

Outros Materiais:

BORDIGNON, Liliane. Metamorfoses da qualificação para o trabalho no Brasil: uma análise da política de formação profissional continuada (2011-2016). 2020. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639391. Acesso em: 24 fev. 2025.

OLIVEIRA, Luiz P. J.; MATOS, Daniela A. Jovens universitários/as e os desafios em conciliar estudo e trabalho. Nexo Jornal. São Paulo, 17 de fevereiro de 2025. Disponível em: https://pp.nexojornal.com.br/ponto-de-vista/2025/02/17/jovens-universitarios-as-e-os-desafios-em-conciliar-estudo-e-trabalho. Acesso em: março de 2025.

OLIVEIRA, Luiz Paulo Jesus de. Filhos da precarização social do trabalho no Brasil: um estudo de caso sobre a juventude trabalhadora nos anos 2000. Tese (doutorado) – Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Salvador, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18821. Acesso em: 24 fev. 2025.

SOUZA, J. dos S.; MACEDO, J. M. de (Org.). Crise do Capital, recomposição burguesa e sua ofensiva no campo educacional. Curitiba: Editora CRV, 2021.

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