A militarização do ensino e suas ameaças
Por Sindicato dos professores de São Paulo (SinproSP)
Chegou o Podcast do Sindicato dos Professores…
“A militarização do ensino e suas ameaças” é o tema do SinproSP no Ar desta semana
Na conversa do SinproSPNoAr sobre “A militarização do ensino e suas ameaças”, Ailton Fernandes e Catarina de Almeida Santos trazem reflexões sobre as contradições e os perigos representados pelo Programa Escola Cívico-Militar do estado de São Paulo. Para os dois, o projeto não resolve questões pedagógicas e ainda coloca em risco direitos e autonomias dos estudantes.
“Esses profissionais, que em tese são formados e trabalham para lidar com questões ditas de segurança, ou com casos de violência, não estão resolvendo essas questões na comunidade, na cidade, na sociedade”, explica Catarina. “O que vão fazer dentro da escola? A não ser que estejamos declarando que os inimigos a serem combatidos são as nossas crianças, jovens e adolescentes que estão dentro da escola”.
“O grande problema dessa pauta é que, quando você transforma as escolas públicas em escolas que fazem proselitismo, você está desrespeitando a Constituição Brasileira”, completa Ailton.
OUÇA aqui: https://open.spotify.com/episode/6tVGfJZjRH12pCH62GB5Na
… Catarina é professora, doutora em Educação pela USP e uma das coordenadoras da Rede Nacional de Pesquisa sobre Militarização da Educação (REPME). Ailton é diretor do SinproSP e coordenador do departamento jurídico do Sindicato.
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O SinproSP No Ar é um podcast quinzenal, publicado às segundas-feiras, que traz conversas essenciais sobre e para a categoria docente, refletindo os interesses das professoras e professores no seu dia a dia de trabalho e no seu protagonismo político e cultural.
Produzido pelo Sindicato dos Professores de São Paulo (SinproSP) e apresentado pela jornalista Milena Buarque, tem como entrevistados convidadas e convidados que são autoridades em diferentes assuntos, com pluralidade de pontos de vista.
Fonte: Sindicato dos professores de São Paulo (SinproSP) via e-mail.