Em missão no RS, diretora e especialistas da Unesco visitam Arquivo-Geral do TRT-4

Imagem: Reprodução

Pelo Memorial da Justiça do Trabalho no RS

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) recebeu, em 12 de julho, a visita da diretora e representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto. A visita foi realizada no Arquivo-Geral do TRT-4, localizado na zona norte de Porto Alegre.

A agenda fez parte de uma missão internacional da Unesco, financiada com recursos do Fundo de Emergência do Patrimônio (Unesco Heritage Emergency Fund). O órgão enviou especialistas ao Rio Grande do Sul para avaliar a situação do patrimônio cultural atingido pelas enchentes. Os profissionais irão propor ações para o resgate e a recuperação de arquivos, itens e coleções do patrimônio gaúcho. Entre elas, a coleção de aproximadamente 1 milhão de processos trabalhistas que ficaram submersos no alagamento do Arquivo-Geral do TRT-4. O acervo inclui processos que, por seu valor histórico, receberam o selo “Memória do Mundo”, da Unesco, sendo considerados Patrimônio da Humanidade. O TRT-4 já iniciou uma força-tarefa para recuperá-los, com um tratamento especial. Após procedimentos de secagem e desinfecção, os processos são digitalizados e terão as suas informações preservadas.

A diretora Marlova e equipe foram recebidos pelo presidente do TRT-4, desembargador Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa, pela vice-corregedora, desembargadora Maria Madalena Telesca, presidente da Comissão de Gestão da Memória, desembargadora Rosane Serafini Casa Nova, pela juíza Anita Job Lübbe, integrante da mesma Comissão, e por servidores de diferentes áreas.

A comitiva da Unesco também foi composta por Isabel de Paula (coordenadora do Setor de Cultura), Mariana Salvadori (oficial de Projetos), Eneida Braga (especialista nacional), Samuel Franco (especialista internacional) e Andrea Richards (especialista Internacional).
A partir do diagnóstico da visita, a Unesco entregará um relatório de recomendações. Também está prevista uma ação de capacitação para as instituições atendidas nesta missão no RS.

Fonte: Memorial da Justiça do Trabalho no RS

Clique aqui para ler o texto na íntegra.

Data original de publicação: 19 de Julho de 2024.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »