Número de fiscalizações de trabalho infantil é o 2º menor registrado nos últimos 10 anos
Por Gabriela Caesar
“De janeiro a julho deste ano, a Secretaria de Inspeção do Trabalho fez 361 fiscalizações para o combate ao trabalho infantil. Esse número é o segundo menor registrado nos últimos 10 anos. Os estados com menos ações neste ano foram Paraíba e Tocantins – com apenas uma fiscalização cada. Segundo os dados, não houve fiscalização neste ano no Acre e no Espírito Santo.
A secretária executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Isa Oliveira, afirma que a redução do número de fiscalizações pode estar relacionada à contenção de recursos para essa atividade na Secretaria de Inspeção do Trabalho. Para ela, a falta de fiscalização pode trazer prejuízos, já que a fiscalização é “uma estratégia importante” para o combate ao trabalho infantil.
“O maior percentual de crianças em trabalho infantil é de meninos. Quando analisado, porém, apenas o recorte de trabalho infantil doméstico, mais de 93% são meninas. A maioria das crianças em trabalho infantil (65%) é negra. ⅓ do trabalho infantil está no campo e ⅔ estão na cidade. Esses recortes são importante para as políticas públicas, para fornecer subsídios para aqueles que tomam as decisões”, afirma a secretária executiva do FNPETI.”
Clique aqui e confira a reportagem completa
Fonte: G1
Data: 01/09/2019