Síntese de Indicadores Sociais: Uma análise das condições de vida da população brasileira – 2019

Apresentação

“Os indicadores apresentados neste volume da publicação Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira sistematizam um conjunto de informações sobre a realidade social do País, a partir de temas estruturais de grande relevância para a construção de um quadro abrangente sobre as condições de vida da população brasileira.

Nesta edição da publicação, realizou-se um esforço de organização temática com vistas a aprofundar a análise das condições de vida da população brasileira a partir de três recortes relevantes – estrutura econômica e mercado de trabalho; padrão de vida e distribuição de renda; e educação. As desigualdades de gênero, cor ou raça e grupos de idade foram abordadas de forma transversal em todos os capítulos, assim como a comparação temporal de alguns indicadores, de forma a revelar aspectos importantes dos temas aqui abarcados e sua evolução no tempo.

A principal fonte de informação para a construção dos indicadores foi a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua de 2012 a 2018. Com cobertura que abrange todo o território nacional, a pesquisa permite a apreensão das desigualdades sociais em distintos recortes territoriais, tais como: Grandes Regiões, Unidades da Federação e municípios das capitais. Além da PNAD Contínua, utilizou- -se informações do Sistema de Contas Nacionais – SCN e da Pesquisa de Informações Básicas Municipais – Munic, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.”

Clique aqui e confira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »