Retrospectiva ABET 2019
Nesta terça (31) a Retrospectiva 2019 da ABET relembra as entrevistas, pesquisas, relatórios e reportagens sobre o Mundo do Trabalho que tiveram maior visibilidade entre os pesquisadores do site.
O Brasil enfrentou, em 2019, muitas discussões, mudanças e reformas diretamente relacionadas à aspectos que afetam a vida dos trabalhadores. Neste ano, foi possível acompanhar o crescimento da desigualdade, da informalidade e a adoção de decretos administrativos e reformas que violam os direitos trabalhistas.
Apesar de turbulento, 2019 também foi um ano de produção científica, muita pesquisa e discussões relacionadas ao Mundo do Trabalho. Durante o XVI Encontro Nacional da ABET, foi inspirador observar a perseverança e determinação de pesquisadores visionários que utilizam seus resultados de pesquisa como ferramentas para modificar a realidade social, disseminando o conhecimento e promovendo estratégias de transformação.
Com o objetivo de relembrar as entrevistas e opiniões, reportagens, os livros e relatórios mais acessados no site, a Equipe ABET traz esta breve retrospectiva do ano de 2019.
CONFIRA A RETROSPECTIVA DA ABET
Na seção “Especial ABET” A Carta de Salvador, produzida durante o XVI Encontro Nacional da ABET, foi a postagem mais acessada, seguida pelo trailer do documentário “A Uberização do Trabalho” e, por fim, pela Consulta Pública da NR 17/2019.
No ano de 2019, a Equipe ABET inovou com a produção de entrevistas exclusivas concedidas pelos pesquisadores. Com temáticas diversificadas, as entrevistas ganharam significante visibilidade. Destacam-se, sobretudo, as entrevistas “O desmonte das normas de saúde e segurança do trabalho no Brasil”, “As perspectivas para o combate ao trabalho escravo no Brasil”, e a entrevista concedida a rádio Educadora FM sobre a “Reforma da Previdência”.
Os dossiês fizeram muito sucesso entre os pesquisadores, facilitando a coleta de referências bibliográficas sobre seus respectivos temas. Dentre os mais acessados estão os Dossiês Temáticos: “Assédio Moral no Trabalho”, “Síndrome de Burnout” e “Sindicalismo”.
O ano também foi marcado pelo lançamento e divulgação de importantes livros com a temática do Mundo do Trabalho. O livro “Reforma Trabalhista no Brasil: Promessas e Realidade” está entre os livros mais procurados no site, seguido por “Trabalho e Sofrimento Psíquico” e “Camelôs globais ou de tecnologia”.
Dentre os diversos relatórios produzidos, três da OIT tiveram maior visibilidade para os pesquisadores do site: O Relatório da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho 2019 – OIT , tal como o relatório Plataformas de trabalho digital e o futuro do trabalho: para o trabalho decente no mundo online – OIT, e, por fim,
Desigualdades de gênero relacionadas ao trabalho persistem, mas as soluções são claras – OIT.
Na categoria de notícias e reportagens, as três mais acessadas foram: “Como a UBER utiliza truques psicológicos para fazer seus motoristas dirigirem”, “Anúncios da época da escravidão mostram por que o Brasil precisa acertar as contas com o passado” e “Condições precárias de trabalho são o principal desafio do emprego global.”.