A saúde do trabalhador como um direito humano

Por José Antônio Ribeiro de Oliveira Silva | Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, n. 31, 2007

A saúde do trabalhador é um direito humano, um valor fundamental do sistema jurídico, alicerçado no princípio ontológico da dignidade da pessoa humana. Trata-se de um bem jurídico que compõe o catálogo das necessidades básicas do ser humano, na teoria do mínimo existencial. Como um direito essencial, deve a saúde ser entendida como o mais completo bem-estar físico-funcional da pessoa, em seus aspectos negativo e positivo. Esse direito tem dois aspectos essenciais, que configuram seu conteúdo mínimo: a) o direito à abstenção, por exemplo, de exigência de horas extras habituais; b) e o direito à prestação, com as medidas de prevenção estipuladas pelas normas regulamentadoras.

Clique aqui e leia o artigo completo

Fonte: Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, n. 31, 2007

Check Also

ABET se soma às entidades e pesquisadores/as signatários do parecer de Jorge Souto Maior sobre os projetos que se opõem ao projeto da deputada Erica Hilton pelo fim da escala 6×1.

Acesse o parecer completo no documento a seguir. Contra_todas_as_formas_de_resistência_à_eliminação_da_escala_6x1_-_com_assinaturas[1]Baixar Data original de publicação: 11 de …