Acordo reforça prevenção a doenças e acidentes relacionados ao trabalho
Por Procuradoria Geral do Trabalho
Data original de publicação: 21/11/2024
Cooperação entre MPT e Associação Brasileira de Ergonomia prevê iniciativas sobre o tema, especialmente no campo da ergonomia e fatores humanos
Um acordo de cooperação firmado entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Associação Brasileira de Ergonomia (Abergo) vai fortalecer ações de prevenção a doenças e acidentes relacionados ao trabalho. O documento foi assinado em 20 de novembro, durante o XXIV Congresso Brasileiro de Ergonomia e Fatores Humanos, realizado em Goiânia.
A parceria prevê a implementação de programas e ações nacionais e a realização de estudos e ações de apoio técnico-científico para o fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, sobretudo no campo da ergonomia e fatores humanos.
A cooperação também vai permitir a realização de estudos e pesquisas em Segurança e Saúde do Trabalho, Saúde Pública, Saúde Coletiva, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança, especialmente sobre causas e consequências dos acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho no Brasil. Por meio do acordo, o MPT e a Abergo também assumiram o compromisso de colaborar na implementação de políticas públicas permanentes sobre o tema.
A coordenadora nacional da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat) do MPT, Cirlene Zimmermann, destaca que o “acordo de cooperação formaliza a união de esforços das instituições na promoção e garantia de condições de trabalho mais saudáveis e mais seguras, adaptando efetivamente o trabalho à pessoa trabalhadora, que é a essência da atuação da ergonomia”.
Clique aqui e acesse a matéria completa