Acordos negociados pelas entidades sindicais para enfrentar a pandemia do coronavírus – Covid 19

Imagem: DIEESE

Por DIEESE

Entidades sindicais laborais de todo o país estão buscando alternativas para proteger a vida e garantir os direitos dos trabalhadores durante a pandemia da Covid 19, diante das novas incertezas trazidas por essa grande crise. Ao mesmo tempo, as pautas governamentais e patronais avançam no sentido contrário – de pressionar pela redução ou exclusão de direitos conquistados, inclusive os assegurados na Constituição Federal, na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e em instrumentos legais firmados diretamente entre empregados e empregadores, como convenções e acordos coletivos de trabalho.

Esta edição da série Estudos e Pesquisas apresenta o resultado de um primeiro levantamento dos acordos sindicais para enfrentamento da pandemia da Covid 19. O trabalho tem sido realizado de forma sistemática pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), buscando identificar os principais temas abordados nessas negociações, e destacar algumas iniciativas que procuram preservar a saúde dos trabalhadores e reduzir os danos causados ao emprego e à renda.

Como fonte de informações foram utilizados instrumentos coletivos divulgados por entidades sindicais representativas de trabalhadores, além de documentos reunidos pelos Escritórios Regionais e Subseções do DIEESE. Também foram consultados jornais da grande imprensa. Os dados referem-se a negociações de diversas categorias de trabalhadores: comerciários, metalúrgicos, químicos, bancários, condutores, entre outras.

Confira a edição nº 91 da série estudos e pesquisas

Fonte: DIEESE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »