Artigo | Sindicalismo e Feminismo: A Inserção e o Empoderamento das Mulheres no Sindicalismo

Foto: Divulgação

Autores: Renata Osório Caciquinho Bittencourt, Hillary Christine Piedade Inácio e Mauricio Godinho Delgado | Revista Jurídica Editora Mizuno (v. 1 n. 1 / 2022)

Palavras-chave: 

Estado Democrático de Direito, Movimento Sindical, Divisão sexual do trabalho, Alinhamento entre bandeiras, Justiça Social

Resumo

O artigo propõe a reflexão do movimento sindical como instrumento de inserção e empoderamento das mulheres no sindicalismo democrático em uma atuação sobre o enfoque também feminino no seu exercício de contrapoder. Por meio da metodologia teórico-propositiva, o texto analisa a estrutura do Estado Democrático de Direito em uma análise do papel laboral e sindicalista enquanto instrumentos de resistência, luta e inclusão da pessoa humana. Investiga a divisão sexual do trabalho que tradicionalmente hierarquiza e desvaloriza o trabalho da mulher, bem como a caminhada paralela da luta feminista e sindical. Propõe, ao final, um alinhamento entre as bandeiras, potencialmente transformador do mundo em um lugar de efetiva justiça social em um ambiente efetivamente democrático.

Clique aqui e acesse o artigo

Fonte: Revista Jurídica Editora Mizuno

Data original da publicação 21/09/2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »