Boletim de Conjuntura nº 39 | Disputa do novo rumo para a economia brasileira
Por Dieese
O quadro internacional
O capitalismo passa por uma crise persistente nos países centrais, que afeta de forma ainda mais intensa os países dependentes, como o Brasil. Após resistir à tentativa de golpe logo nos primeiros dias de mandato, o governo Lula dá alguns sinais de êxito na retomada dos negócios e da atividade econômica.
O Brasil tem margem mínima de manobra diante das transformações que acontecem no sistema geopolítico internacional, com o conflito cada dia mais aberto entre os Estados Unidos (EUA) e a China, do qual a guerra na Ucrânia também é elemento. Entretanto, mesmo com incertezas, a conjuntura traz desafios e oportunidades e o Brasil volta ao cenário internacional reafirmando pressupostos ecológicos e de maior equilíbrio nos acordos comerciais.
Conter o ímpeto devastador do garimpo, da mineração e do desmatamento na Amazônia é fundamental nessa retomada do papel do Brasil nas negociações globais. Garantir a democracia e recuperar políticas que combatam a desigualdade social também. Vale observar que, de certa forma, a desenvoltura com que Lula se movimenta no cenário internacional destoa da estreita margem que possui, no momento, para se mover na política interna.
Clique aqui e leia o boletim na íntegra
Fonte: Dieese
Data original de publicação: julho/2023