Campanha Essenciais são Nossos Direitos: mais de 1,2 milhões de trabalhadoras domésticas perderam seus empregos durante a pandemia
Por Fenatrad e THEMIS
A Fenatrad – Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, em parceria com a THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, lançou nesta semana a campanha “Essenciais são nossos direitos”, em defesa das empregadas domésticas. A campanha busca trazer visibilidade à ” recente alta perda de postos de trabalho, as mortes emblemáticas de trabalhadoras domésticas cujo isolamento social não foi resguardado, e ao histórico de baixa remuneração e alta informalidade da profissão”.
Segundo a campanha, com base nos dados divulgados recentemente pelo IBGE, “mais de 1,2 milhão de trabalhadoras e trabalhadores domésticos perderam o emprego durante a pandemia. A baixa é equivalente a 21,1% dos postos de trabalho da categoria antes da crise. Entre a população geral, a perda de postos foi bem menor: 9,6%. O baixo índice de formalização das trabalhadoras resulta em grande instabilidade econômica para a categoria”.
A campanha conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) do Rio de Janeiro, Care International e Associação Francesa de Desenvolvimento (AFD).
Acesse o site da Campanha Essenciais são Nossos Direitos