Covid-19: Dois trabalhadores bolivianos de oficinas de costura morrem em SP
Por Leonardo Sakamoto| Uol
“Dois trabalhadores bolivianos que atuavam em oficinas de costura morreram em virtude da Covid-19, entre (…) terça (7) e quarta, em Guarulhos (SP) e na capital paulista.
“Eles se sentiram mal. Por falta de informação, chegaram tarde ao hospital, quando não havia muito mais o que fazer. Entubaram, mas não resistiram”, afirma Roque Pattussi, coordenador do Centro de Apoio e Pastoral do Migrante (Cami).
“Nas oficinas de costura mais pobres, não há rádio ou televisão ligados para passar o mínimo de instrução sobre a doença. Eles acabam perdendo a vida por falta de informação adequada”, avalia. “Não sabem identificar os sintomas, quando devem ir a uma Unidade Básica de Saúde ou a um pronto-socorro de hospital.”
Os dois bolivianos trabalhavam em oficinas de costura quando tiveram seus primeiros sintomas – podem, portanto, ter transmitido para colegas quando estavam assintomáticos. O Cami está procurando essas pessoas para informá-las.
Vale lembrar que há oficinas em que o ambiente é insalubre, com muitas pessoas costurando lado a lado, sem ventilação ou higiene – contexto ideal para a proliferação do coronavírus. Como parte delas opera irregularmente, trancam portas e janelas com medo da fiscalização.”
Fonte: Uol
Data original de publicação: 08/04/2020