De gourmetização e hipsterização
Por Rodrigo Trindade | JOTA
“Das novas palavras da moda, gourmetizar é uma das mais significativas ao mundo contemporâneo. Relaciona-se com a integração de ingredientes pretensamente refinados e apresentações primorosas para alimentos simples. Mas a gourmetização abstraiu a culinária e já se apresenta como a tendência contemporânea de se apropriar de embalagens estéticas para a vender (sempre muito caro) produtos e ideias. E tudo fica mais bonito, desejado e ilusório.
Dez anos após a criação do Programa de Microempreendedor Individual (MEI), a migração para trabalhos precários vem levando milhares de pessoas a serem genericamente chamados de empreendedores. Na narrativa gourmet, são aqueles que atenderam o chamado da realização, libertaram-se da CLT e gozam o glamour de escolher trabalhos, horários e preços. Será?
Nos últimos anos, o Brasil vem experimentando o fenômeno da substituição de postos de serviço de empregados formais por formas precarizadas de trabalho. A fórmula de escape do desemprego vem sendo o aceite de trabalhos informais, mal pagos e inseguros.”
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Fonte: JOTA
Data original de publicação: 03/11/2019