Dieese lança estudo sobre gestão e organização do trabalho no SUS
Parceria entre CNS, Dieese e OPAS visa subsidiar planejamento de políticas sobre o tema
Conselho Nacional de Saúde
O projeto Gestão e Organização do Trabalho na Rede SUS disponibiliza relatórios para fomentar discussões e formulações em torno do tema da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, subsidiando a rede de conselhos do SUS para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.
Realizado em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e Conselho Nacional de Saúde (CNS), a iniciativa está baseada em Carta Acordo firmada entre OPAS e o DIEESE para a produção de estudos que busquem mobilizar atores envolvidos com os debates sobre o tema.
O objetivo da iniciativa é analisar o trabalho em saúde por meio de estudos e pesquisas, visando identificar o perfil das trabalhadoras e dos trabalhadores de saúde no Brasil, seu nível de organização social e política. O projeto ainda busca mobilizar os atores afins, em particular conselheiras e conselheiros de saúde, para a reconstrução de uma Norma Operacional Básica de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.
O projeto ainda contemplou a realização de pesquisa qualitativa com a realização de entrevistas com trabalhadores da saúde, identificando percepções sobre as condições de trabalho e expectativas que ajude sindicatos e conselhos a refletir sobre sua estratégia de representação.
Foram desenvolvidos cinco estudos: Mapeamento das normas e resoluções relativos à gestão do trabalho no SUS; Perfil das(os) trabalhadoras(es) da saúde; Enquete com trabalhadoras(es) da saúde para 4ª CONTER; Entrevistas com conselheiras(os) estaduais de saúde sobre a gestão do trabalho no SUS; Entrevistas com dirigentes sindicais representantes das(os) trabalhadoras(es) de saúde. Os últimos dois produtos citados serão lançados nos próximos meses, finalizando o projeto.
Confira os relatórios
Conselho Nacional de Saúde
Clique aqui para ler o texto original.
Publicado em 04/12/2024