É possível quebrar o círculo vicioso da pobreza laboral
Coloque-se no lugar de um(a) trabalhador(a) vulnerável: você tem um emprego, mas para sobreviver, você precisa fazer malabarismos. Você deseja capacitar-se para ter um emprego melhor, mas é impossível; Seu trabalho consome todo o seu tempo. Como quebrar esse círculo vicioso de pobreza laboral?
Por OIT
“Coloque-se no lugar de um(a) trabalhador(a) vulnerável em um país em desenvolvimento ou emergente: você tem um emprego, mas não ganha muito, por isso luta para sobreviver. Você sabe que, se tivesse a chance de melhorar suas habilidades, poderia conseguir um emprego melhor, mas simplesmente não pode tirar uma folga do trabalho, porque precisa do dinheiro.
Esse círculo vicioso é a realidade para os 630 milhões de pessoas em todo o mundo que trabalham, mas não conseguem superar sua situação de pobreza pessoal e familiar.
Globalmente, há décadas, os governos vêm formulando e implementando políticas que protejam a renda dos trabalhadores e, ao mesmo tempo, os ajudem a conseguir um emprego melhor. No entanto, verificou-se que a tarefa de equilibrar esses dois objetivos é complexa. Um dos problemas que os governos enfrentam é que, hoje, ajudar as pessoas a chegar ao final do mês não necessariamente as prepara para aproveitar as oportunidades futuras, nem para superar a pobreza a longo prazo. Para atingir esses dois objetivos, os governos geralmente formulavam programas específicos que competiam em diferentes ministérios. Mas esse método não tem sido eficaz.”
Fonte: OIT
Data original de publicação: 28/02/2020