Funcionários do Atacadão e Sam’s Club passam a usar câmeras corporais em 13 lojas no Ceará

Fonte: Rodrigo Pazzini / Space House Films

Por Victor Ximenes | Diário do Nordeste

O Grupo Carrefour é o primeiro do setor supermercadista a implementar o uso de bodycams (câmeras corporais) no Ceará.

Segundo a empresa, que detém as marcas Atacadão e Sam’s Club – a bandeira Carrefour foi encerrada recentemente no Estado – a iniciativa das câmeras já está em todas as 13 lojas no Ceará.

Após estar no centro de episódios de racismo que ganharam repercussão nacional, a varejista investiu, nacionalmente, R$ 16 milhões em 4 mil equipamentos, que são utilizados por fiscais de prevenção internos e seguranças externos das lojas que possuem essas funções.

Transparência

Segundo a companhia, a iniciativa tem o objetivo de dar mais transparência para as interações entre colaboradores e clientes, “pois com elas é possível acompanhar a aderência dos funcionários aos protocolos de atuação, sempre com respeito e priorizando a boa relação com todos”. 
 
“O Grupo tem avançado de forma significativa para que as interações em nossos espaços aconteçam em um ambiente seguro, livre de preconceito e discriminação. A implementação das bodycams faz parte dessa jornada, de um intenso processo de mudança de cultura que se dá em três frentes principais e que se complementam: Treinamento, Política de Consequência e Transparência”, diz o diretor de Transformação do Grupo Carrefour Brasil, Marcelo Tardin, reforça a importância desta iniciativa dentro de uma estratégia mais ampla e completa

Os funcionários passam por treinamento para o uso das câmeras e sobre o comportamento esperado nas lojas. Um dos temas é o letramento racial, aplicado para mais de 140 mil pessoas, com conceitos importantes sobre a história do povo negro no Brasil e a pauta antirracista.

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Por Victor Ximenes | Diário do Nordeste
Data original de publicação: 26/02/2024

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