Fundacentro será palco de discussão sobre colonialismo digital no mundo do trabalho
Por FUNDACENTRO
No dia 25 de junho de 2024, das 10h30 às 12h30, a Fundacentro receberá o sociólogo e doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo – USP, Sérgio Amadeu da Silveira, que abordará “O modelo de negócio das Big Techs no âmbito do serviço público, o Colonialismo Digital e aplicação da inteligência artificial em compras públicas”.
A palestra acontecerá no auditório da Fundacentro, situado à rua Capote Valente, 710 – Pinheiros – São Paulo – SP. Para participar, basta se inscrever pelo link do Google Forms.
A instituição quer discutir o impacto da adesão de instituições públicas aos modelos de negócio das Big Techs (grandes organizações de empresas de tecnologia que atuam na maior parte do globo) e como isso afeta a cidadania brasileira, tornando-a refém dos interesses de acumulação das grandes corporações tecnológicas.
Colonialismo digital
Segundo especialistas, o conceito de colonialismo digital se refere à dominação exercida por grandes empresas de tecnologia, geralmente de países desenvolvidos, sobre economias e sociedades de países em desenvolvimento. Esse tipo de colonialismo se manifesta por meio do controle de dados, infraestruturas digitais, plataformas de trabalho e mercados digitais.
A palestra também será transmitida pelo canal do YouTube da instituição. Não haverá emissão de certificado para a audiência do YouTube.
Clique aqui e acesse a matéria completa
Por FUNDACENTRO
Data original de publicação: 13/06/2024