Coordenação: | E-mails |
Daisy Moreira Cunha (UFMG) | daisycunhaufmg@gmail.com |
Luiz Paulo Oliveira (UFRB) | luzpaulooliveira@gmail.com |
Luis Augusto Lopes (IFBA) | luisaugusto@ifba.edu.br |
Liliane Bordignon (FCC) | lilianebordignon@yahoo.com.br |
Ementa
As profundas transformações econômicas, tecnológicas, políticas e socioculturais a que se tem assistido nas últimas décadas têm sido responsáveis por intensas e complexas mudanças sobre o trabalho, as relações de produção e as condições objetivas e subjetivas de reprodução social. Tais mudanças se dão simultaneamente nos processos, organização e relações de trabalho, assim como na organização e representação das trabalhadoras e trabalhadores. Elas fortalecem clivagens antigas nas relações de gênero, raça/etnia, geração e classe social ou engendram novas desigualdades e desequilíbrios nos convocando a refletir sobre a interseccionalidade ou consubstancialidade que as estruturam.
A formação humana se forja em estreita relação com essas novas configurações dos mundos do trabalho nos quais se empregam trabalhadoras e trabalhadores como força de trabalho. É o emprego de tempo onde se forjam histórias de vida, formação política e modos de (re) existência.
Nessa conjuntura torna-se muito importante refletir sobre temas permanentes do campo Trabalho e Educação, entre eles:
a) políticas públicas de trabalho e educação;
b) trabalho, novas tecnologias e formação humana;
c) organização do trabalho e da produção e seus desafios para a formação, saberes, competências e qualificação profissional;
d) trabalho, formação, ação coletiva e movimentos sociais;
e) mercado de trabalho e reconfigurações dos sistemas de formação profissional;
f) escola, juventudes e mundo do trabalho no contexto das contra reformas trabalhista e educacional;
Palavras chave: Trabalho; Educação e Formação Humana; Direitos Sociais
Referências Bibliográficas:
Artigos
KOSSAK, A., VIEIRA, N. (2022). Atuação do Empresariado no Novo Ensino Médio. Revista Trabalho Necessário , 20 (42), 01-26. DOI .
SOUZA, A.N. DE. Fronteiras entre duas esferas das atividades sociais: a educação e o trabalho. Educação & Sociedade , Campinas , v. 33, n. 118, p. 81-95, Mar. 2012. Download . DOI .
SOUZA, A.N. DE. Trabalhar na universidade pública no Brasil, lugar de trabalho, qual trabalho? Revista da ABET , v. 17, n.1. Download . DOI .
SOUZA, J. DOS S.; MACEDO, J. M. DE (Org.) . Crise do capital, recomposição burguesa e sua ofensiva no campo educacional . 1. ed. Curitiba: EDITORA CRV, 2021. v. 1. 216 p. DOI .
SOUZA, J. DOS S. A Educação Superior enxuta e flexível como nicho promissor do mercado educacional. Trabalho Necessário , v. 20, p. 1-27, 2022. DOI .
Capítulos de Livros
RÊSES, E. DA S. Análise da inclusão do eixo trabalho nas políticas públicas de educação: avanços e desafios. In: CUNHA, Célio da; SOUSA, Jose Vieira de; SILVA, Maria Abadia da (Org.). Avaliação de Políticas Públicas de Educação . Brasília, DF: Faculdade de Educação / Universidade de Brasília, DF; Liber Livros, 2012. p. 93-113
VIEIRA, N. B.; SOUZA, J. DOS S. Reforma do Ensino Médio e BNCC: ofensiva do capital na Educação Básica. In: SOUZA, J. DOS S.; MACEDO, J. M. DE (Org.). Crise do capital, recomposição burguesa e sua ofensiva no campo educacional . 1.ed. Curitiba: EDITORA CRV, 2021. v. 1. 216 p. DOI .
Livros
RÊSES, E. DA S. (org.). Pedagogia Socialista, Trabalho e Educação . Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2021
SEKI, A. K. O capital financeiro no Ensino Superior brasileiro (1990-2018) . Florianópolis: Editoria em Debate/UFSC, 2021. Download .