Lançamento da carta-convite para o Fórum Social Mundial Justiça e Democracia
Por Grupo Facilitador do FSMJD
Assista ao evento de lançamento da carta-convite para o Fórum Social Mundial Justiça e Democracia, que contou com as participações especiais de Boaventura de Sousa Santos, Carolina Morales, Vitalina Papadakis e Hamouda Soubhi.
Abertura:
-Transforma MP – Vanessa Patriota (Procuradora do Trabalho e sócia fundadora e coordenadora nacional do coletivo)
-ABJD – Izadora Brito (advogada e membra da executiva nacional do coletivo)
-APD – Simone Castro (Procuradora da Fazenda Nacional e associada do coletivo)
-AJD – Valdete Severo (juíza do trabalho e presidenta do coletivo)
-ABONG – Mauri Cruz (advogado e membro da diretoria executiva da associação).
Palestrantes:
– Boaventura de Sousa Santos, Universidade de Coimbra.
– Vitalina Papadakis, Desembargadora no Tribunal Superior de Recurso de Maputo.
– Hamouda Soubhi, do Alternatives Marrocos e do conselho internacional do FSMJD.
– Carolina Tohá Morales, cientista política, Advogada e acadêmica no Chile.
Informações gerais sobre o FSMJD e encerramento:
-Transforma MP – Alessandra Queiroga (Promotora de Justiça e membra do coletivo)
O Grupo Facilitador do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia, evento temático que ocorrerá de 22 a 26 de setembro de 2021 no Brasil, em cidade a ser definida até o final deste ano, temos o prazer de convidá-lxs para o ato de lançamento virtual que ocorrerá no próximo dia 22 de novembro de 2020, às 11hs, horário do Brasil.
O FSMJD é um evento temático e que se insere ao processo de preparação do FSM2022 no México. Tem como foco principal a articulação de todas as organizações e movimentos sociais internacionais que têm interesse em denunciar as práticas antidemocráticas de lawfare (guerra jurídica) que tem sido usada na América Latina e em outras partes do mundo para subverter a democracia e suas instituições e estado. Pretende mobilizar a sociedade civil internacional em geral, e as/os profissionais do direito em especial, para discutir medidas que possam resguardar o funcionamento do estado democrático de direito em todos os países.
Uma de suas principais iniciativas deverá ser a realização de um Tribunal Internacional para julgar a Operação Lava Jato no Brasil e atividades de debates sobre os Sistemas de Justiça em todo o mundo. Brevemente estaremos lançando nosso sítio eletrônico onde haverá informações sobre as iniciativas do CI-FSM no processo de realização do FSM Virtual em janeiro de 2021 e do FSM México em 2022.
Por outro mundo possível, urgente e necessário!