Lançamento de Livro: Gênero e os trabalhos das mulheres: percursos de uma trajetória de pesquisa

Por Maria Rosa Lombardi, Maria Lúcia Vannuchi e Lúcia Villas Bôas | Fundação Carlos Chagas

A seguir a apresentação do livro:

Uma pesquisadora exímia, Albertina de Oliveira Costa

Em Gênero e os trabalhos das mulheres: percursos de uma trajetória de pesquisa, estão reunidos os escritos de uma pesquisadora exímia. Maria Rosa Lombardi, em sua trajetória acadêmica, dedicou o cerne de sua investigação ao tema pouco explorado até então das ocupações femininas menos usuais. Logo destacou-se como uma das pesquisadoras que mais contribuiu para o avanço do conhecimento dessa matéria.

O percurso acadêmico de Maria Rosa teve um início tardio. O atraso logo recuperado propiciou uma carreira profícua, como atestam os 18 artigos publicados entre 1997 e 2023 reunidos nesta coletânea. Seus textos fornecem uma visão ampla e minuciosa da inserção das mulheres brasileiras na força de trabalho, abordam sob diversos ângulos o processo de feminização das carreiras de prestígio, das profissões ditas imperiais, Engenharia, Medicina, Direito, além de Arquitetura e Forças Armadas. Ocupações tradicionalmente femininas, como a Enfermagem e a Docência, não foram esquecidas e são apresentadas em contrapartida.

O progresso na escolarização e na participação das mulheres brasileiras no mercado formal de trabalho nas últimas décadas é inegável, no entanto o fato de a escolaridade das moças ser maior que a escolaridade dos rapazes não foi suficiente para superar o hiato salarial entre os sexos. Os salários das mulheres permanecem inferiores aos dos homens em postos equivalentes. Uma hierarquia inexplicável e, em aparência, irremovível.

O avanço no mercado de trabalho, por sua vez, não ocorreu sem obstáculos e tropeços. No conjunto elas mantiveram tendencialmente as posições mais vulneráveis e subalternas. Algumas progrediram mais amparadas em seus afazeres domésticos pelo trabalho de outras mulheres que progrediram menos. Teto de vidro e piso pegajoso são duas metáforas icônicas de utilização consagrada pela sociologia do trabalho para explicar as típicas situações de desigualdade a que estão submetidas as mulheres no âmbito laboral no mundo todo.

Em Gênero e os trabalhos das mulheres: percursos de uma trajetória de pesquisa, os estudos de Maria Rosa Lombardi exploram com destreza as possíveis causas dessa distribuição desequilibrada de oportunidades e posições entre os sexos e lançam um olhar crítico sobre a permanência e normalização das inequidades de gênero, contribuindo significativamente para a elaboração de um tratado de economia política do gênero.

Clique aqui e acesse o livro completo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »