Lançamento do livro: “Retratos da Formação, Qualificação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho Formal: o primeiro emprego do jovem com deficiência intelectual”
Sesc | Paraná
SINOPSE
O livro Retratos da formação, qualificação profissional e
inserção no mercado de trabalho formal: o primeiro emprego do jovem com
deficiência intelectual discute o conceito de trabalho, de
emprego e de trabalhadores no limiar do século 21 para entender as
dinâmicas do campo, passando pelas discussões quanto à divisão do
trabalho, do normal ao patológico, do indivíduo e à sociedade, como
também da representação social. Discute Braverman, quanto aos níveis de
qualificação na sociedade moderna; Castel, ao discutir o significado da
exclusão social, e de Goffman, indagando como visualizamos o estigma e o
desvio social com relação ao outro, no caso o deficiente. Também
diferencia a deficiência da doença mental. Apresenta o Estado de direito
pela Constituição Federal de 1988, o Decreto n.º 3.298/99 que
regulamenta e a Lei n.º 9.213/91, conhecida como a Lei de Cotas. Essa
Lei foi motivo de muitas críticas e estudos e é reconhecida como
legitimadora de oportunidades de trabalho à pessoa com deficiência, mas
não de reconhecimento social do seu trabalho. Dando continuidade ao
contexto de discussão, é abordada a questão das políticas públicas de
qualificação profissional das décadas de 1990 e 2000, com o Planfor e
PNQ, destacando o lugar ocupado pela pessoa com deficiência. Para
entender o sentido da representação social da deficiência, é discutido o
mercado de trabalho com dados oficiais do Censo, do Ministério do
Trabalho, da Rais e do Observatório do Emprego em Curitiba. Os dados
foram analisados por meio de pesquisa qualitativa, da interpretação da
teoria e das entrevistas realizadas, quanto à posição que o deficiente
intelectual ocupa no mercado de trabalho formal, em funções básicas na
área de serviços e na indústria. Também é analisada e discutida a
inserção laboral segundo a percepção dos atores da pesquisa —
Secretarias Municipais, profissionais da educação e da saúde — a
trajetória profissional na visão do jovem com deficiência intelectual e
do empregador. Foram pesquisadas duas empresas que realizaram com êxito a
contratação desses jovens.
BIOGRAFIA
Michele Paitra Alves dos Santos é socióloga e pedagoga. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde também realizou a graduação em Ciências Sociais e a especialização em Organização do Trabalho Pedagógico. Também é graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), onde realizou a especialização em Educação Especial com ênfase em Inclusão. Também é psicopedagoga pela UNIBRASIL. É docente, professora pedagoga da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SME) no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado da área de Educação Especial e da Secretaria da Educação do Estado do Paraná (SEED), onde atualmente é coordenadora pedagógica do Proeduse no Centro de Socioeducação de Curitiba. Tem experiência como professora orientadora do curso de especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva do Centro Universitário Uninter (2012), como tutora do curso de especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal do Paraná (UAB), no curso de Metodologia do Ensino Superior da Universidade Federal do Paraná (UAB/Capes/MEC, 2014) e como professora pesquisadora do curso técnico em Administração do Instituto Federal do Paraná . Participou do Grupo de Estudos Trabalho e Sociedade da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Sociologia do Trabalho e Educação.
Fonte: Sesc – Paraná
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Data original de publicação: 15/08/2024