LIVRO | Estados de Bien Estar, Derechos e Ingresos Básicos en América Latina
Por Alberto D. Cimadamore, Anete B. L. Ivo, Carmem Midaglia e Alessandra Barrantes (org.)
Resenha da obra, por Anete Ivo
O livro Estados de Bien Estar, Derechos e Ingresos Básicos en América Latina, publicado pela Siglo XXI – Mexico, com coedição e coautoria de Anete B.L. Ivo (PPGCS-UFBA), discute os fundamentos da renda básica e a expansão e o impacto das transferências monetárias condicionadas (CCTs) da perspectiva da justiça social, no contexto de países estruturalmente desiguais da América Latina.
O conjunto dos capítulos deste livro busca em última análise responder à pergunta: até que ponto os CCTs podem evoluir em direção ao estabelecimento de programas de renda básica universal de cidadania na região?
O livro tem pertinência e traz pistas para pensarmos os fundamentos de uma política redistributiva e de proteção no contexto de crise sanitária, crise do emprego e crise política institucional. Os autores vão além das questões de impacto ou de desempenho dos CCTs na América Latina e questionam algumas das principais premissas em torno da universalidade da proteção social na região.
Uma das contribuições desta publicação discute, da perspectiva sociológica, os dispositivos de moralização da pobreza, da perspectiva da biopolítica (governamentalidade de Foucault) no controle das famílias beneficiadas, bem como a ambiguidade das relações entre a esfera pública e a esfera privada no âmbito da reprodução das famílias, mediadas por formas de co-responsabilização das mulheres pelo programa. (Ver a respeito, o capitulo de Ana Claudia Cunha e Anete B.L. Ivo).
Clique no link abaixo e faça o download da obra
Sobre os autores:
Alberto D. Cimadamore é professor da Universidade de Buenos Aires (UBA) e pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Tecnológicas da Argentina (CONICET). Foi Diretor cientifico do CROP ( University of Bergen), ligado ao International Science Council- ISC (2011-2018). Suas pesquisas tratam sobre: desenvolvimento global, sustentabilidade, ciência, mudança social, pobreza, justiça social, objetivos de desenvolvimento sustentável e relações internacionais.
Anete B. L. Ivo é professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq- Brasil). Foi Fellow do CROP (University of Bergen) do International Science Council- ISC (2014-2018). É autora de publicações nas áreas de sociologia política e sociologia do desenvolvimento, nas temáticas sobre: trabalho, pobreza e desigualdades sociais; regimes de bem-estar social; globalização, ação pública (governança) e conhecimento.
Carmem Midaglia é decana da Faculdade de Ciências Sociais e professora do departamento de Ciência Política da Universidad de la República (UdelaR). Suas publicações estão focalizadas em politicas sociais, desigualdades e regimes de bem- estar social.
Alessandra Barrantes é especialista sênior em Política Social e chefe da unidade de Política Social da Development Pathways, Reino Unido. Chefiou a Unidade de Eqüidade e Proteção Social da Organização dos Estados Americanos (OEA). Participa de vários grupos tecnicos internacionais sobre pobreza, proteção social, ODS e direitos sociais (incluindo BM, UNICEF, OIT, UNRISD, CEPAL, OPHI, CGAP, entre outros).