Livro – Trabalhadoras Domésticas: Conflitos na luta por direitos no Brasil
Por SOS Corpo
Está disponível para download a mais recente publicação das Edições SOS Corpo. O livro “Trabalhadoras Domésticas: Conflitos na Luta por Direitos no Brasil” da pesquisadora dos SOS Corpo, Rivane Arantes, foi lançado no dia 14 de dezembro, na Ação Cultural Feminista de fim de ano. A pesquisa que resultou na publicação teve como objetivo geral analisar os conflitos decorrentes da equiparação de direitos das trabalhadoras domésticas no contexto da crise política no Brasil entre 2013 e 2016, a partir da perspectiva das próprias trabalhadoras domésticas.
O trabalho investigativo examinou as reações da sociedade, especialmente de empregadores/as, bem como do Estado, abordando principalmente as impressões das trabalhadoras domésticas que atuaram no Congresso Nacional durante a tramitação das medidas de equiparação formal dos direitos. O estudo analisa como a equiparação de direitos das trabalhadoras domésticas desencadeou tensões, especialmente relacionadas a questões de classe, raça e gênero.
As trabalhadoras domésticas no Brasil enfrentaram e ainda enfrentam históricas desigualdades legais, mesmo sendo uma das categorias com maior representação de mulheres no país. A partir desta perspectiva, a pesquisa de Rivane Arantes, que é militante feminista da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e do Fórum de Mulheres de Pernambuco, analisa a importância do trabalho doméstico remunerado como uma estratégia crucial de inserção das mulheres no mercado de trabalho, especialmente para as mulheres negras.
O livro também explora como a colonialidade, a divisão racial do trabalho e a exploração capitalista desempenharam papéis significativos na desigualdade enfrentada pelas trabalhadoras domésticas. Além disso, coloca luz sobre os conflitos que surgiram durante a crise política no Brasil, destacando o papel de setores conservadores e as manifestações racistas, sexistas e elitistas que ocorreram.
A autora busca entender o impacto desses conflitos na sociedade brasileira e na democratização não apenas da política, mas também dos processos econômicos e culturais. O livro oferece uma análise aprofundada das reações e tensões em relação aos direitos das trabalhadoras domésticas durante esse período crítico da história brasileira.
“O conflito aberto pela conquista das trabalhadoras domésticas, e travado em diferentes frentes por suas organizações sindicais, tem o mais profundo significado na interpretação social e histórica do passado, presente e futuro das relações sociais e da luta por direitos e democracia ‘numa sociedade muito pouco democrática’ como a brasileira”. – Rivane Arantes
Com prefácio de Maria Betânia Ávila, pesquisadora do SOS Corpo e apresentação da professora Dra. Celma Tvares, do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal de Pernambuco, o livro é resultante da pesquisa de mestrado da autora. Sugerimos e estimulamos a reprodução total ou parcial dos conteúdos desta publicação, desde que a fonte seja citada.
Clique aqui e acesse a matéria completa
Fonte: SOS Corpo
Data original de publicação: 15/12/2023