Mercados e gênero: a influência das complexas interações sociais

Imagem: PIxabay

As discussões de gênero como pretexto para uma reflexão mais abrangente sobre a dinâmica social dos mercados

Por Ana Frazão|JOTA

Na última coluna do ano, gostaria de tratar do importante tema da dinâmica social dos mercados a partir do recorte do gênero. Para isso, recorrerei a recente estudo dos professores Zoë B. Cullen e Ricardo PerezTruglia – The Old Boy’s Club: Schmoozing and the Gender Gap, que vem recebendo bastante atenção da mídia.

Basicamente, o estudo, elaborado com base em dados de grande instituição financeira asiática, confirma o que muitas análises anteriores já apontaram: as maiores dificuldades que as mulheres enfrentam para serem promovidas e alcançarem cargos de direção ou de hierarquia superior.

O ponto interessante da pesquisa, entretanto, é apontar para aquelas que podem ser as supostas causas do fenômeno: as vantagens competitivas naturais que os homens têm para interagirem com os chefes homens, estabelecendo laços de amizade ou proximidade que serão fundamentais para a ascensão profissional.

Acesse a opinião completa

Confira o estudo
“The Old Boy’s Club: Schmoozing and the Gender Gap”

Fonte: JOTA
Data original de publicação: 18/12/2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »