‘Mudanças no trabalho e mídias sociais são desafios para o PT’
Fábio Kerche, que foi secretário de imprensa de Lula avalia desempenho da esquerda nas eleições municipais e analisa caminhos de renovação do partido do presidente da República
Por Isadora Rupp
Maior partido de esquerda do Brasil, o PT disputa neste domingo (27) o comando de quatro capitais brasileiras no segundo turno das eleições de 2024: Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Porto Alegre (RS).
No primeiro turno, o Partido dos Trabalhadores, que está na presidência com Luiz Inácio Lula da Silva em seu terceiro mandato, não levou nenhuma capital logo de cara. Mas melhorou o desempenho geral em relação a 2020 ao conquistar 248 prefeituras, diante de 184 vitórias quatro anos antes.
Mesmo com mais cidades sob seu comando após a abertura das urnas em 2024, o PT ainda está longe do desempenho de anos anteriores. Em 2012, por exemplo, o partido elegeu prefeitos em 630 municípios, incluindo São Paulo.
O partido sofreu um baque com a Operação Lava Jato a partir de 2014 e com o impeachment de Dilma Rousseff em 2016. No ano da queda da então presidente, o número de prefeituras conquistadas por petistas caiu praticamente pela metade. Em São Paulo, o desempenho foi minguando.
Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2024/10/26/politica-desempenho-da-esquerda-nas-ultimas-eleicoes-entrevista-fabio-kerche
© 2024 | Todos os direitos deste material são reservados ao NEXO JORNAL LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.
Data original de publicação: 26 de outubro de 2024