Neide Esterci (1941-2024)

A direção da ABET

Nota de Pesar

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento da antropóloga Neide Esterci (UFRJ), ocorrido na última segunda-feira, 18 de novembro. Figura de enorme relevância para os estudos sobre a Amazônia, Neide Esterci deixa um legado acadêmico e militante de grande impacto.

Entre suas principais obras destacam-se: Territórios Socioambientais em Construção na Amazônia Brasileira (2018), Militância Política e Assessoria: Compromisso com as Classes Populares e Resistência à Ditadura (2017), Reforma Agrária e Meio Ambiente (2003), Fazendo Antropologia no Brasil (2001), Escravos da Desigualdade: Um Estudo sobre o Uso Repressivo da Força de Trabalho Hoje (1994) e Conflito no Araguaia: Peões e Posseiros contra a Grande Empresa (1987).

Nos anos 2000, ao lado de seu companheiro, o sociólogo José Ricardo Ramalho, Neide Esterci contribuiu significativamente para a consolidação de projetos de cooperação científica e institucional entre o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFRJ) e diversas universidades amazônicas, com foco especial na expansão dos programas de pós-graduação na região.

Ao longo de sua trajetória, participou e dirigiu instituições de grande relevância, como o Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI), ainda durante o processo de redemocratização, e, mais recentemente, o Instituto Socioambiental (ISA).

A direção da ABET expressa suas mais sinceras condolências aos familiares, em especial ao sociólogo José Ricardo Ramalho, membro da atual direção desta entidade. Que o legado de Neide Esterci continue a inspirar e fortalecer a luta por justiça social e ambiental.


Fonte: BVPS – Blog da Biblioteca Virtual do Pensamento Social


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »