Nota de pesar pelo falecimento do Sociólogo Michael Burawoy

Michael Burawoy
Por ABET
A Associação Brasileira de Estudos do Trabalho lamenta profundamente o trágico falecimento, aos 77 anos, do grande sociólogo marxista britânico Michael Burawoy. Professor da Universidade da Califórnia em Berkeley, o professor nos deixou em 03 de fevereiro de 2025.
Ex presidente da Associação Internacional de Sociologia, Burawoy ficou conhecido principalmente por uma das maiores contribuições aos estudos sobre processo de trabalho a partir da sua experiência como operário, discutida de forma brilhante nos livros “Manufacturing Consent: Changes in the Labor Process under Monopoly Capitalism”(1979) e “The politics of production: the factory regimes under capitalism and socialism”(1985).
Ao longo de pelo menos 5 décadas de pesquisa, em países como Zambia, Estados Unidos, Hungria e Russia, Burawoy desenvolveu o método de “Estudo de caso ampliado” (the Extended Case Method) que é referencia fundamental na sociologia no Brasil e no mundo. Seu engajamento por uma Sociologia Pública foi fundamental para o desenvolvimento do conhecimento para além dos muros da universidade e comprometido com a transformação social.
Conhecido por seu entusiasmo e generosidade, Burawoy deixa muitas saudades e um legado incomensurável.
Para aqueles que querem conhecer melhor o seu trabalho, foram publicados em português os livros “Marxismo Sociológico: quatro paises, quatro décadas, quadro grandes transformações e uma tradição crítica” e “Por uma sociologia pública”. Também estão traduzidos vários de seus artigos como “Manufacturing Consent revisitado: uma nova aproximação” e “Caminhar em duas pernas: o marxismo negro e o cânon sociológico”. Dentre os inúmeros artigos disponíveis sobre a sua trajetória e pensamento, destacamos “Michael Burawoy: da política da produção aos regimes de mercantilização, escrito pelo professor Ruy Gomes Braga Neto em capítulo do livro “Diálogos Críticos” publicado com apoio da ABET.
http://burawoy.berkeley.edu/Du%20Bois/Walking%20on%20Two%20Legs.Portuguese.pdf
http://burawoy.berkeley.edu/Methodology/MC%20Revisited.Portuguese.pdf