Novo relatório destaca as péssimas condições de trabalho dos trabalhadores do setor de saneamento
Nos países em desenvolvimento, inúmeros trabalhadores do setor de saneamento enfrentam condições que colocam em risco suas vidas e saúde e violam sua dignidade e direitos.
Um relatório conjunto (em inglês) da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do Banco Mundial, da Organização Mundial da Saúde e da WaterAid destaca as condições de trabalho inseguras e indignas dos trabalhadores do setor de saneamento em vários países em desenvolvimento.
Publicado para marcar o Dia Mundial do Toalete (em inglês), celebrado em 19 de novembro, o relatório é a pesquisa mais extensa até o momento sobre a situação dos trabalhadores do setor de saneamento nos países em desenvolvimento. E baseia-se em um estudo sobre trabalhadores do setor em Bangladesh, Bolívia, Burkina Faso, Haiti, Índia, Quênia, Senegal, África do Sul e Uganda.
Segundo o relatório, a maioria dos trabalhadores do setor de saneamento está na economia informal e é privada de seus direitos e proteção social. Apenas esforços limitados foram feitos para entender seus desafios ou desenvolver e documentar boas práticas, abordagens, políticas, normas e regulamentos, a fim de ajudar a melhorar suas condições de trabalho.
Acesse o relatório clicando aqui
Fonte: OIT
Data original de publicação: 14/11/2019