O que leva Apple, Google, Tesla e outras empresas a serem acusadas de lucrar com trabalho infantil na África

Imagem: Pixabay

Apple, Google, Tesla e Microsoft estão entre os nomes citados em uma ação judicial movida nos Estados Unidos que as acusa as empresas de “ter conhecimento” de que o cobalto usado em seus produtos pode estar relacionado à exploração do trabalho infantil.

Por BBC News

O caso foi apresentado pela organização International Rights Advocates em nome de 14 famílias congolesas.

Os autores solicitam indenização pelas mortes e ferimentos de crianças nas minas de cobalto na República Democrática do Congo.

No entanto, a extração está há anos sob os holofotes da comunidade internacional, que aponta irregularidades diversas, como violações de direitos humanos, mineração ilegal e corrupção.

O Unicef, fundo das Nações Unidas para a infância, estima que existam aproximadamente 40 mil crianças trabalhando em minas no sul da República Democrática do Congo.

A International Rights Advocates argumenta que as empresas não regulam suas cadeias de suprimentos como deveriam.

Mineral essencial

O mineral é um componente essencial das baterias de íon-lítio que alimentam dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones e carros elétricos.

Também pode ser encontrado em motores de aviões, foguetes, usinas nucleares, turbinas, ferramentas de corte e até próteses de quadril.

Confira a matéria completa clicando aqui

Fonte: BBC News
Data original de publicação: 17/12/2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »