OIT: um ligeiro aumento do desemprego na América Latina e no Caribe, que pode piorar em 2020
Uma leve alta do desemprego para 8,1% marca um Panorama Laboral que não é positivo e pode piorar em 2020, se o crescimento econômico continuar fraco, diz o relatório anual do Escritório Regional da OIT para a América Latina e o Caribe. Mais de 25 milhões buscam emprego e não conseguem em uma região onde crescem as demandas por maiores oportunidades e igualdade.
Os mercados de trabalho da América Latina e do Caribe atravessam um momento de incerteza que se reflete em um ligeiro aumento da taxa de desemprego regional e em sinais de precariedade que poderiam se agravar em 2020, disse nesta terça-feira a OIT ao apresentar a nova edição de seu relatório anual Panorama Laboral.
“A situação do mercado de trabalho é complexa”, disse o Diretor Regional a.i. da OIT, Juan Hunt, ao apresentar, na capital peruana, o Panorama Laboral da América Latina e do Caribe 2019 (em espanhol).
A taxa de desemprego média regional estimada para o fim de 2019 é de 8,1%, um décimo percentual acima dos 8,0%, registrado em 2018. Trata-se de um ligeiro aumento, mas ainda significa que mais de 25 milhões de pessoas estão procurando emprego ativamente e não conseguem encontrá-lo.
Acesse aqui o relatório da OIT
Fonte: OIT
Data original de publicação: 28/01/2020