Quarto encontro de ciclo de debates trará discussão sobre opressões e lançamento de livro
Por Shuellen Peixoto | Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal do Estado de São Paulo (Sintrajud)
Antes da aula, Wagner Miquéias Damasceno, um dos palestrantes, fará uma sessão de autografo do seu livro “Racismo, Escravidão e Capitalismo no Brasil: uma abordagem marxista”, a partir das 19h, na quinta, 22.
Dando continuidade ao Ciclo de Debates Teletrabalho, metas e direitos: os impactos no serviço público, a quarta aula acontece nesta quinta-feira, 22 de setembro, entre as 19h30 e 22h, no auditório do Sintrajud (Rua Antônio de Godoi, 88, 15º andar). As palestras vão abordar o tema Classe, raça, gênero e lutas sociais, com os professores Lívia Moraes, do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e Wagner Miquéias Damasceno, doDepartamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).
Acesse, clicando aqui, a sala virtual do curso
Antes da palestra, o professor Wagner lançará o livro Racismo, Escravidão e Capitalismo no Brasil: uma abordagem marxista (Editora MireVeja) em uma sessão de autógrafos. Na obra, o autor discute a associação entre opressão racista e exploração da mão de obra, as ideologias de dominação e a participação dos negros e negras no mercado de trabalho. O lançamento terá início às 19h, também no Sindicato, e será possível adquirir o livro durante a atividade.
O Ciclo de Debates Teletrabalho, metas e direitos: os impactos no serviço público, é uma iniciativa do Sintrajud, em parceria com diversas entidades. As aulas do ciclo estão acontecendo presencialmente todas as quintas-feiras de setembro, das 19h30 às 22h, havendo também a possibilidade de participar pela internet. O primeiro encontro aconteceu no dia 1º de setembro e teve a participação do sociólogo Ricardo Antunes, professor titular de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, autor de mais de 30 livros sobre as relações laborais no Brasil e no mundo, e coordenador do projeto iniciado pelo Sindicato.
Todas as aulas estão disponíveis na página do Sintrajud no Youtube.
Para quem está acompanhando o projeto de formação presencialmente, o Sindicato coloca à disposição transporte até a estação Luz do metrô, além de estacionamento para os que utilizarem carro próprio, na Av. Cásper Líbero, 101.
Confira a programação das próximas mesas do Ciclo de Debates “Teletrabalho, metas e direitos: os impactos no serviço público”
22/09 MESA 4 – Classe, raça, gênero e lutas sociais
Lívia Moraes (UFES) e Wagner Miquéias Damasceno (UFSC/UNIRIO)
29/09 MESA 5 – Desafios dos sindicatos frente ao avanço da precarização do trabalho público
Com representantes das entidades promotoras do evento
Clique aqui e saiba mais sobre o evento
Fonte: Sintrajud
Data original da publicação 19/09/2022