Quase 25 milhões de empregos podem ser perdidos em todo o mundo como resultado do COVID-19, diz OIT
“Uma avaliação inicial sobre impacto do COVID-19 no mundo trabalho global indica que os efeitos serão de grande alcance, levando milhões de pessoas ao desemprego, ao subemprego e à pobreza no trabalho, e propõe medidas para uma resposta”
Por Organização Internacional do Trabalho
“A crise econômica e trabalhista criada pela pandemia do COVID-19 pode aumentar o desemprego global em quase 25 milhões, segundo uma nova avaliação da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
No entanto, se houver uma resposta política coordenada internacionalmente, como aconteceu na crise financeira global de 2008-2009, o impacto no desemprego global poderá ser significativamente menor.
A nota de avaliação preliminar intitulada “COVID-19 e o mundo do trabalho: Impactos e respostas” (“COVID-19 and the world of work: Impacts and responses “) defende a adoção de medidas urgentes, em larga escala e coordenadas, baseadas em três pilares: proteger as/os trabalhadoras(es) no local de trabalho; estimular a economia e o emprego; e apoiar os postos de trabalho e a renda.
Essas medidas incluem a ampliação da proteção social, o apoio à manutenção de empregos (ou seja, trabalho com jornada reduzida, licença remunerada, e outros subsídios) e aos benefícios fiscais e financeiros, inclusive para micro, pequenas e médias empresas. Além disso, a avaliação propõe medidas de política fiscal e monetária, além de empréstimos e do apoio financeiro a setores econômicos específicos.”
Confira o documento COVID-19 and world of work: Impacts and responses
Fonte: Organização Internacional do Trabalho
Data original de publicação: 18/03/2020