Relatório Técnico: Condições de trabalho e saúde dos professores no Brasil – uma revisão para subsidiar as políticas pública

Foto: Pexels

POR FUNDAÇÃO JORGE DUPRAT FIGUEIREDO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO – FUNDACENTRO

Trata-se da apresentação dos resultados de pesquisa referentes ao Eixo bibliográfico) do projeto “Caminhos para a melhoria das condições de trabalho e saúde dos professores na perspectiva das políticas públicas”. O objetivo específico do Eixo em questão foi identificar e analisar, por meio de levantamento em fontes distintas e complementares, estudos dedicados ao tema “condições de trabalho e saúde dos professores” em diferentes níveis e modalidades de ensino, com ênfase no panorama das condições gerais de trabalho e saúde dos professores. Para tal, utilizou-se, sobretudo, o procedimento metodológico de revisão narrativa. Como resultado, demonstrou-se que, da educação básica ao ensino superior, incluindo-se os casos específicos da docência na Educação a Distância e na Educação de Jovens e Adultos, a literatura científica dedicada ao assunto aponta para um contexto de precariedades diversas relacionadas ao trabalho dos professores, o que inclui: violência; indisciplina; desvalorização; desprestígio; baixos salários; problemas de estrutura; intensificação e sobrecarga de trabalho; avanço do trabalho sobre o tempo de descanso e lazer; imposição de lógica alheia à natureza e função social da educação; dificuldades no reconhecimento e manutenção de vínculos de trabalho; dificuldades de formação; entre outros. Em tal contexto, cansaço físico, cansaço mental e desgaste se tornam evidentes, podendo acabar em burnout, depressão e outros tipos de transtornos. Nesse sentido, a literatura consultada indicou os transtornos mentais e comportamentais, os distúrbios da voz e os distúrbios osteomusculares como os problemas de saúde mais prevalentes entre os professores. Ainda assim, referiu que os professores (evidência captada em estudos sobre professores do ensino superior) veem na relação com os alunos e na prática de pesquisa, com a possibilidade de um trabalho emancipador, fontes de satisfação e prazer no trabalho. Como conclusão, observou-se que, com base nas evidências observadas, diversas medidas visando ao saneamento dos problemas podem ser adotadas, invocando-se para tal a esfera de ação das políticas públicas.

Palavras-chave: Professores; Educação; Saúde do Trabalhador; Políticas Públicas.

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Fonte: FUNDACENTRO

Data original de publicação: maio de 2022

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