Revista Latino-Americana de Criminologia – v. 3 n. 1 (2023): Dossiê: Juventude e Violência na América Latina

Foto: Revista Latino-Americana de Criminologia

Por Revista Latino-Americana de Criminologia

Esta edição da RELAC –Revista Latino-Americana de Criminologia traz ao público os artigos componentes do Dossiê “Juventude e Violência na América Latina”. Diversos programas de prevenção da violência destinam-se à juventude, como se houvesse uma clara e constante ligação entre esses dois termos. Políticas públicas trazem frequentemente a ideia de que ações relacionadas à prática esportiva, educativa, artística e de trabalho e renda seriam programas de prevenção à violência, quando dirigidas preferencialmente a jovens pobres, negros, indígenas e de regiões periféricas. Se essas ações existem, qual seria a razão para a permanência de conflitos, de encarceramento e de mortes envolvendo jovens em nossa região?

Vale lembrar aqui o que Alessandro Baratta dizia a respeito das políticas públicas de segurança: que são elaboradas por homens, adultos e brancos para homens, adultos e brancos. Ele definia democracia como “a gestão pública das necessidades pelos próprios portadores” e, neste sentido, as políticas referidas podem não ser, ou ser muito pouco democráticas, pois talvez não estejam realmente dando voz e fortalecendo os e as jovens no exercício de seus direitos.

Nessa perspectiva, o presente Dossiê constitui relevante contribuição para o campo criminológico, sobretudo no contexto latino-americano, abordando temas imprescindíveis para a compreensão da violência estrutural, institucional ou direta contra a população juvenil e seus reflexos no controle penal. Numa abordagem interdisciplinar que leva em consideração as perspectivas de gênero, classe e raça, os textos nos convidam a repensar as políticas públicas voltadas para a juventude em condições de vulnerabilidade socioeconômica ou que pertençam a minorias étnicas, ou de orientação sexual.

Clique aqui e acesse o dossiê completo

Fonte: Revista Latino-Americana de Criminologia

Data original de publicação: 21/12/2023

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »