Seminário debate bipolaridade do trabalho feminino e marca lançamento de livro de Maria Rosa Lombardi
Por Jade Castilho | Fundação Carlos Chagas
Evento contará com presença de pesquisadoras referências na área e propõe reflexão sobre avanços e desafios das mulheres no trabalho ontem e hoje
No dia 13 de setembro de 2024, acontecerá o seminário A bipolaridade do trabalho feminino revisitada acompanhado pelo lançamento do livro Gênero e os trabalhos das mulheres: percursos de uma trajetória de pesquisa, organizado e com autoria da pesquisadora Maria Rosa Lombardi.
Organizado pela autora e por Maria Lúcia Vannuchi e Lúcia Villas Bôas, coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, a coletânea revisita artigos e ensaios publicados durante a carreira de Maria Rosa em parceria com outras pesquisadoras.
O seminário, a partir do lançamento da obra, pretende refletir sobre a bipolaridade ou a dualidade do trabalho feminino, ontem e hoje. O conceito se tornou relevante para a análise do trabalho das mulheres a partir dos anos 1970 ao caracterizar a grande maioria das mulheres trabalhadoras em um polo vulnerável, e a afirmação da presença de mulheres em profissões científicas, tecnológicas, artísticas e das humanidades, em um polo virtuoso.
As inscrições para o evento e os detalhes sobre a programação serão divulgadas em breve nos canais da FCC.
Saiba mais
A bipolaridade do trabalho feminino revisitada
Quando: 13 de setembro de 2024
Onde: Evento presencial na sede da Fundação Carlos Chagas em São Paulo, localizada na Avenida Francisco Morato, 1556.
Clique aqui e acesse a matéria completa
Por Jade Castilho | Fundação Carlos Chagas
Data original de publicação: 07/08/2024