Síndrome de Burnout está cada vez mais presente na vida dos brasileiros

Imagem: Pixabay

Por Luciano Filho| Rádio USP

“Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e o alto número de demissões no País, os profissionais estão sentindo cobranças diárias por melhores resultados. A pressão, somada ao cansaço e até mesmo às más lideranças, está tornando o ambiente de trabalho cada vez mais prejudicial para a saúde.

Esse cenário é o ideal para o aparecimento da síndrome de Burnout, que no Brasil atinge cerca de 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores, segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt). O problema, que também é conhecido como síndrome do esgotamento profissional, tem sintomas parecidos com os da ansiedade e da depressão, como esgotamento de energia e distanciamento de amigos e familiares.

De acordo com Marina Greghi Sticca, professora do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP em Ribeirão Preto, ‘cansaço extremo, sensação de desânimo, tensão emocional, estresse e o próprio cinismo são alguns dos sintomas característicos dessa síndrome, que é um fenômeno causado pelo ambiente de trabalho, quando a pessoa não consegue lidar com a exposição a situações estressantes’.”

Confira a entrevista completa realizada pela Rádio USP

Fonte: Jornal da USP/ Rádio USP
Data original de publicação: 10/01/2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »