Terra em Transe: Lula 3 e as lutas sociais
Por Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UnB
Qual vai ser a trajetória das lutas sociais durante o terceiro mandato de Lula, dado uma vitória eleitoral apertada e uma composição muito conservadora do Congresso e do Senado? O governo aposta em negociações com movimentos sociais e grupos populares, mas os resultados estão com pouca garantia, dado a composição do Congresso e o agrupamento dos partidos. Além de conquistas significativas com o piso da enfermagem e o piso dos professores, novas regulações na área do trabalho estão ainda em negociação e tende a pensar para os anseios das grandes empresas. E uma parcela grande da população rejeita o novo governo. Essa constelação apresenta vários desafios para as lutas sociais, que pretendemos discutir nesse evento.
No Seminário do dia 10 de maio, trazemos na primeira mesa análises sobre a conjuntura do neoliberalismo atual, visando o contexto econômico internacional de inflação e guerra, e também o contexto doméstico em que um neoliberalismo ainda mais exclusivo se articula com racismo e com as agendas patriarcais das igrejas pentecostais.
Nas duas mesas seguintes, estamos abordando situações de exploração e pobreza em determinadas setores econômicos: Na mesa 2, o trabalho em plataformas e o teletrabalho estão em foco, ganhando ainda mais relevância desde a pandemia. O trabalho em plataformas radia já além das áreas de transporte de passageiros e entrega de comida e mercadorias, entrando em áreas como trabalho doméstico, no setor financeiro, na educação e no transporte rodoviário de cargas. Vamos debater as várias propostas da regulação do setor, que encontram dificuldades a serem aprovados dentro do novo governo.
A agricultura está cada vez mais baseado em trabalho assalariado, com salários mais baixos que em outros setores e uma automação elevada, causando o esvaziamento do campo. O maior índice de trabalho escravo encontra-se no agronegócio, o setor mais dinâmico da economia brasileira. Ao mesmo tempo, a agricultura familiar produz a maioria dos alimentos consumidos no Brasil e este é um dos segmentos que está mais é afetado pela insegurança alimentar. Quais são os conflitos e pautas no setor e como o governo pode melhorar a situação das forças populares na agricultura? Os conflitos recentes entre o MST e integrantes do governo mostram os limites estreitos para a atuação de movimentos sociais na conjuntura atual.
É por tudo isso que convidamos a todos e todas a participarem desta reflexão sobre a TERRA EM TRANSE: LULA 3 E AS LUTAS SOCIAIS
Confira a programação: