Trabalho infantil e tráfico de pessoas continuam sendo preocupações importantes nas cadeias de suprimentos globais
Por OIT
“Novas estimativas sobre trabalho infantil, trabalho forçado e tráfico de pessoas nas cadeias de suprimentos globais são apresentadas em um relatório compilado pela OIT, OCDE, OIM e UNICEF – membros da parceria Aliança 8.7 sobre trabalho infantil, trabalho forçado, escravidão moderna e tráfico de pessoas. O novo relatório indica que uma parcela significativa do trabalho infantil e do tráfico de pessoas nas cadeias globais de fornecimento ocorre em seus elos mais baixos, em atividades como extração de matérias-primas e agricultura, tornando desafiadora devida diligência (ou due diligence) , a visibilidade e a rastreabilidade.
O relatório intitulado em inglês Ending child labour, forced labour and human trafficking in global supply chains fornece as primeiras estimativas sobre trabalho infantil e tráfico de pessoas nas cadeias de suprimentos globais.
O relatório descreve várias áreas-chave nas quais governos e empresas podem intensificar suas ações
O estudo destaca o papel crítico dos Estados no tratamento de lacunas na legislação estatutária, na fiscalização e no acesso à justiça (que criam espaço para não conformidade) e no estabelecimento de uma estrutura para uma conduta comercial responsável. Ele também examina como os governos podem dar o exemplo, integrando considerações de devida diligência em suas próprias atividades como compradores de bens e serviços, proprietários de empresas e fornecedores de crédito e empréstimos.”
Clique aqui e confira a notícia completa.
Fonte: OIT
Data original de publicação: 12/11/2019