TST e Fundacentro celebram acordo para promoção de trabalho seguro
Por FUNDACENTRO
A Fundacentro aderiu nesta quarta-feira, 24 de abril, ao Acordo de Cooperação Técnica do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho. “É excelente que a Fundacentro possa se conectar a diversas outras instituições para compartilhamento de informações e conhecimento acerca das ações para a promoção do trabalho seguro”, afirma o presidente da instituição, Pedro Tourinho.
O objetivo é desenvolver ações conjuntas para promover a participação da Justiça do Trabalho na implementação de ações nacionais voltadas à promoção da saúde de trabalhadores e trabalhadoras. A prevenção de acidentes de trabalho e o fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST), publicada em 2011, também são focos do Acordo.
A parceria foi celebrada por Tribunal Superior do Trabalho (TST), 24 Tribunais Regionais do Trabalho, Fundacentro, Fiocruz, Ministério Público do Trabalho, Ministério da Previdência Social e outras 13 entidades (veja a lista completa). Além de integrar o Getrin, as instituições signatárias se comprometem a colaborar com a implementação de políticas públicas visando à prevenção de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho, promover estudos e fomentar ações educativas na área de SST.
A cerimônia de assinatura ocorreu durante o Seminário “Democracia é inclusão: impactos da informalidade na saúde e segurança do trabalho”, realizado em 23 e 24 de abril na sede do TST em Brasília/DF. Pedro Tourinho também participou da mesa “A dimensão social da sustentabilidade” no primeiro dia do evento, em que falou sobre o Projeto Caminhos do Trabalho. Assista ao vídeo (confira a fala do presidente da Fundacentro a partir de 2h06min do vídeo).
Foto: Ministro Alberto Balazeiro; ministro Lélio Bentes (presidente do TST); procurador-geral do Trabalho José De Lima Ramos Pereira; e Pedro Tourinho (presidente da Fundacentro). Crédito: Matheus de Paula – Secom/TST.
Clique aqui e acesse a matéria completa
Por FUNDACENTRO
Data original de publicação: 24/04/2024