Vol. 27 nº 44 (2023): O configuracionismo latino-americano e os estudos do trabalho
Por Revista Latinoamericana de Estudios del Trabajo
Ano 27, número 44, 2023. Revista Latino-Americana de Estudos do Trabalho
O configuracionismo latino-americano e os estudos
do trabalho
A partir desta edição 44, a Revista RELET passa a ter uma nova direção, que será chefiada por Juan José Morales Márquez, da Universidade de Guadalajara, México, e Patrícia Marília Felix da Silva, da Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil, iniciando assim uma nova etapa da Revista que terá o México como país-sede.
Nesta ocasião nosso Dossiê leva o título de “Configuracionismo Latino-Americano e estudos do trabalho”, neste sentido apresenta-se uma série de obras escritas a partir da referida perspectiva metodológica promovida por Enrique de la Garza Toledo, no que pretende ser uma breve homenagem póstuma da Revista à RELET ao seu fundador e um dos seus principais promotores.
Enrique de la Garza se destacou por ser um intelectual comprometido com as lutas sociais dos trabalhadores e por suas contribuições e estudos tanto na teoria quanto na metodologia, especialmente nos estudos do trabalho, área onde conseguiu se tornar talvez a maior referência na América Latina desde o final do século XX e até agora no século XXI. Durante sua vida promoveu a criação de diversas associações de estudos trabalhistas, como AMET no México e ALAST na América Latina; Fundou diversas publicações especializadas, como a Revista Trabajo en México ou a Revista Latino-Americana de Estudos do Trabalho (RELET). Criou a pós-graduação, Doutorado e Mestrado em Estudos Sociais na Universidad Autónoma Metropolitana Unidad Iztapalapa, onde seriam formados especialistas em estudos do trabalho não só no México, mas em toda a América Latina.
Enrique de la Garza foi convidado para inúmeras universidades mexicanas e latino-americanas como conferencista, professor, diretor de teses ou membro de comitês de graduação. O seu trabalho intelectual foi constante e de elevada qualidade, a tal ponto que após a sua saída continuaram a aparecer obras por si assinadas, que já não conseguiu ver publicadas em vida.
A edição conta com diversas contribuições de autores brasileiros, com artigos escritos em português, espanhol e inglês.
Original em espanhol, traduzido livremente para o português pela bolsista da ABET, Júlia Zenni Lodetti
Clique aqui e acesse a revista
Por Revista Latinoamericana de Estudios del Trabajo
Data original de publicação: 16/03/2024