Dossiê: Escravidão contemporânea no Brasil – Revista Brésil(s) [FR]

Imagem: Revista Brésil(s)

A Brésil(s) é uma revista francesa e em francês sobre o Brasil. Editada pelo Centro de Pesquisas sobre o Brasil Colonial e Contemporâneo (CRBC-American Worlds / EHESS), é publicado pela Edições da Casa das Ciências do Homem e é apoiado pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais do CNRS (Centre national de la recherche scientifique).

Nesta edição, Brésil(s) nº11 – Esclavage contemporain, de 2017, a revista traz uma série de artigos sobre a situação da escravidão contemporânea no Brasil.

Dossiê

“Trabalho escravo : a escravidão contemporânea no Brasil”, por Rebecca J. Scott e Jean Hébrard.

“O crime de redução de pessoa livre à escravidão no Brasil oitocentista”, por Beatriz G. Mamigonian e Keila Grinberg.a

“Sobre a definição de escravidão contemporânea no Brasil: liberdade, dignidade e direitos fundamentais”, por Leonardo Augusto de Andrade Barbosa.

“A história perante o tribunal : a noção de escravidão contemporânea nas decisões judiciárias brasileiras”por Mariana Armond Dias Paes.

“Geografias do trabalho escravo rural contemporâneo”, por Hervé Théry, Neli Aparecida de Mello, Eduardo Paulon Girardi e Julio Hato.

“A escravidão contemporânea e suas transformações na Amazônia brasileira: depoimentos de trabalhadores”, por Ricardo Rezende Figueira, Adonia Antunes Prado e Rafael Franca Palmeira.

“Etiquetas da moda: terceirizações e trabalho escravo na indústria de confecções”, por Carlos Freire e Tiago Côrtes.

Fonte: Brésil(s) sciences humaines et sociales

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »