OPAS pede que países protejam trabalhadores da saúde diante do avanço da COVID-19 nas Américas
Por Nações Unidas
“Após advertir que os casos de COVID-19 dobraram em uma semana na região das Américas, a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F. Etienne, pediu na terça-feira (7) aos países que adotem medidas que protejam os profissionais de saúde, garantindo que tenham acesso a equipamentos de proteção individual e aos suprimentos necessários para cuidar de pacientes afetados pela doença.
“A escassez de equipamentos de proteção mais básicos deixa médicos, enfermeiras e outros trabalhadores da linha de frente vulneráveis enquanto cuidam de pacientes com COVID-19”, afirmou Etienne em entrevista coletiva virtual.
Etienne chamou os países a seguir as diretrizes e recomendações da OPAS, incluindo medidas de distanciamento social para diminuir a carga para os sistemas de saúde. “Todos nós precisamos estar preparados para semanas mais difíceis pela frente”, enfatizou.
“Uma pandemia como a da COVID-19 sobrecarregaria qualquer sistema de saúde, mas seu impacto sobre aqueles sem profissionais de saúde suficientes será devastador.”
“O suprimento limitado de luvas, máscaras, respiradores, óculos de proteção e aventais pode levar a uma onda de infecções evitáveis entre os profissionais de saúde”, disse a diretora da OPAS.
“Os países devem trabalhar juntos para garantir que as cadeias de suprimentos possam fornecer equipamentos de proteção aos hospitais e centros de saúde que mais precisam. A solidariedade e a coordenação entre os países serão essenciais para garantir que aproveitemos ao máximo os suprimentos limitados disponíveis”, acrescentou.”
Fonte: Nações Unidas
Data original de publicação: 08/04/2020