Revolta dos trabalhadores 'de bico': como a raiva de entrega chegou a um ponto de inflexão
Por Carolyn Said
Trabalhadores ‘de bico’ estão lutando de volta.
Pelo seu nome, você pode pensar que os contratados independentes são uma equipe heterogênea – geograficamente dispersos, com cheques de pagamento erráticos e redes de segurança rasgadas. Eles se submetem a sub-rotinas de software sem rosto em vez de chefes humanos. A maioria dos trabalhadores ‘de bico’ trabalha sozinho enquanto eles transportam passageiros, entregam comida e realizam recados.
Mas, nas últimas semanas, alguns desses trabalhadores uniram forças para efetuar mudanças por parte das empresas multibilionárias e poderosos algoritmos que controlam suas condições de trabalho.
Na semana passada, os compradores da Instacart arrocharam as concessões de pagamento da empresa de entrega de mantimentos, que vinha usando gorjetas de clientes para subsidiar o que lhes pagava. Depois de gritos de trabalhadores nas mídias sociais, em reportagens e por petições online, a Instacart de San Francisco disse que foi “equivocada”. Agora, adiciona as gorjetas sobre seu salário base – como a maioria dos clientes e compradores achava que deveriam ser – e irá compensar retroativamente os trabalhadores que foram lesados em gorjetas.
Nova York este ano tornou-se a primeira cidade dos EUA a implementar um salário mínimo para a Uber e a Lyft, que agora devem pagar aos motoristas pelo menos US$ 17,22 por hora após as despesas (US$ 26,51 antes das despesas). A Lyft, que processou a exigência, na semana passada cedeu à pressão dos motoristas para implementá-la.
Por dois anos, os motoristas realizaram comícios, divulgaram pesquisas, enviaram milhares de cartas e ligações para autoridades municipais e reuniram 16.000 assinaturas de petições entre si. O Independent Drivers Guild, um grupo afiliado ao sindicato que representa os condutores de Nova York e liderou a campanha, previu aumentos de até $ 9,600 por ano.
Isso se segue a algumas outras cruzadas de trabalhadores, como quando persuadiram a Uber a finalmente adicionar gorjetas ao seu aplicativo em 2017, um movimento provocado por vários fenômenos: uma série de escândalos corporativos, o fato de que a rival Lyft ofereceu gorjetas pelo get-go, e uma ação coletiva buscando o status de emprego para os trabalhadores.
“Provavelmente começaremos a ver mais trabalhadores ‘de bico’ se organizando, quando perceberem que publicidade negativa o suficiente para as empresas pode fazer alguma coisa mudar”, disse Alexandrea Ravenelle, professora assistente de sociologia na Mercy College de Nova York e autora de “Hustle and Gig: Struggling” e “Surviving in the Sharing Economy”. Mas as empresas continuarão tentando empurrar o envelope para pagar aos trabalhadores o mínimo possível. ”
O clima político atual, com gigantes da tecnologia como o Facebook e o Google, em panos quentes sobre privacidade, abuso de dados de clientes e outros problemas, ajudou as buscas dos trabalhadores.
“Estamos em um momento de avaliação para empresas de tecnologia”, disse Alex Rosenblat, etnógrafo de tecnologia do Data & Society Research Institute de Nova York e autor de “Uberland: Como os algoritmos estão reescrevendo as regras de trabalho”. Um entendimento mais amplo de que as empresas de tecnologia devem ser responsabilizadas como instituições políticas, em vez de forças neutras, para o bem ”.
O clima também inclui mais conscientização dos consumidores sobre questões trabalhistas na economia sob demanda. “As pessoas estão percebendo que você não pode apenas pular em um Uber e não pensar em quem está dirigindo para você e o que fazem,”, disse Ravenelle. “Há muito mais atenção para a situação dos trabalhadores ‘de bico'”.
Os clientes da Instacart ficaram consternados ao descobrir que suas gorjetas não estavam indo para os trabalhadores em cima de seu pagamento como recompensa por um bom serviço.
Sage Wilson, porta-voz do Working Washington, um grupo apoiado por mão de obra que ajudou na campanha dos compradores da Instacart, disse que muitos outros trabalhadores ‘de bico’ surgiram com histórias de experiências semelhantes em outros aplicativos.
“Transparência de pagamento realmente parece ser um problema em muitas dessas plataformas”, disse ele. “Eu quase me pergunto se isso é parte do motivo pelo qual essas empresas estão construindo modelos algorítmicos de paybox em caixa preta, (então) você pode nem saber de imediato se você tem um corte salarial até começar a ver os totais semanais tendendo para baixo.”
Casos em questão: a DoorDash e a Amazon também assaltaram o pote de gorjetas para subsidiar o pagamento básico dos contratados, como a Instacart fez. A DoorDash defendeu isso, dizendo que seu modelo de remuneração “proporciona transparência, consistência e previsibilidade” e aumentou a satisfação e a retenção de suas “Dashers”.
Mas Kristen Anderson, da Concord, uma assistente social que trabalha meio expediente para a DoorDash para ajudar com empréstimos estudantis, disse que essa não foi sua experiência. Seu pagamento caiu drasticamente depois que a DoorDash começou a se apropriar das gorjetas em 2017, disse ela. “Originalmente, valeu a pena e agora não é”, disse ela. “É frustrante.”
Os funcionários da Instacart tinham sentimentos semelhantes – e isso os uniu em em ações combinadas.
“Esta tem sido uma experiência enlouquecedora, frustrante e, às vezes, incrivelmente desalentadora”, disse Debi LaBell, de San Carlos, que trabalha no fim de semana na Instacart, além de um emprego em tempo integral. “Quando comecei a fazer o Instacart, adorei entrar no meu carro para ir à minha primeira loja. Nos últimos meses, eu levei tudo o que tenho para me motivar o suficiente para fazer o meu turno ”.
Antes de cada viagem de compras, ela escrevia à mão notas para todos os clientes explicando a questão das gorjetas. Ela e outros compradores reuniram-se online para desabafar e organizar.
Sua esperança agora é que a Instacart convide compradores como ela a ouvir suas experiências e idéias.
Há justiça poética no fato de que a mesma internet que permite que empresas ‘de bico’ criem mercados amplamente dispersos forneceu espaço aos trabalhadores para encontrar solidariedade uns com os outros.
“É como o ‘toma lá, dá cá‘ da internet”, disse Eric Lloyd, advogado do escritório de advocacia Seyfarth Shaw, que representa a administração, incluindo algumas empresas que ele não quis fornecer o nome, em casos de mão de obra. “A Internet deu origem a toda essa nova economia, dando às empresas uma maneira de construir modelos realmente inovadores e dando aos funcionários novas formas de promover seus direitos.”
Para os trabalhadores da Califórnia, mudanças ainda maiores estão no horizonte, na esteira de uma decisão da Suprema Corte californiana em abril passado, que redefiniu quando classificar trabalhadores como empregados versus contratados independentes.
Companhias ‘de bico’, líderes trabalhistas e legisladores estão realizando reuniões em Sacramento para discutir as respostas legislativas à decisão do Dynamex. As opções podem variar de mais trabalhadores obtendo status de emprego para empresas que oferecem benefícios flexíveis. Aconteça o que acontecer, é certo que será derrubado o status quo.
Em vez de aplicação fragmentada através de litígios, arbitragem e várias agências governamentais, como agências de desemprego, faz sentido chegar a padrões gerais, disse Rosenblat.
“Há uma grande necessidade de padrões abrangentes com uma compreensão de todos os trade-offs“, disse ela. “Estamos em um ponto de inflexão para a mudança.”
*Carolyn Said é escritora da equipe do San Francisco Chronicle. E-mail: csaid@sfchronicle.com Twitter: @csaid
Fonte: San Francisco Chronicle
Por Carolyn Said
Data original de publicação: 11-02-2019
*Tradução nossa – com apoio da ferramenta Google Translate.