Pequenas empresas e trabalhadores independentes são responsáveis pela maioria dos empregos no mundo, diz relatório da OIT
Por OIT
“O autoemprego e as micro e pequenas empresas desempenham um papel muito mais importante na geração de empregos do que se pensava, de acordo com novas estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Dados coletados em 99 países revelam que, juntas, as chamadas “pequenas unidades econômicas” representam 70% do emprego total, sendo, portanto, as que mais geram emprego. A informação consta no novo relatório da OIT intitulado em inglês ‘Small matters: Global evidence on the contribution to employment by the self-employed, micro-enterprises and SMEs‘.
Essas conclusões têm repercussões “altamente importantes” para as políticas e os programas voltados para criação de emprego, qualidade do emprego, novas empresas (start-ups), produtividade das empresas e formalização do emprego, que, segundo o relatório, precisam se concentrar mais nessas pequenas unidades econômicas. O estudo também constatou que uma média de 62% dos empregos nesses 99 países está no setor informal, onde as condições de trabalho, em geral, tendem a ser inferiores (falta de seguridade social, salários mais baixos, falta de segurança e saúde ocupacional e relações trabalhistas mais fracas). O nível de informalidade varia muito, de mais de 90% no Benin, na Costa do Marfim e em Madagascar até menos de 5% na Áustria, na Bélgica, no Brunei Darussalam e na Suíça.”
Clique aqui e confira a matéria completa
Fonte: OIT
Data original de publicação: 11/10/2019