Grupo Temático 13: Dinâmicas Sociodemográficas e Trabalho

CoordenaçãoE-mails
Eugênia Leone (UNICAMP)eugenia@eco.unicamp.br
Moema Guedes (UFRRJ)moguedes@yahoo.com.br

Ementa

No atual quadro de indefinição de rumos da economia mundial, agravado pela crise pandêmica, o Brasil tem encontrado dificuldades para seu desenvolvimento socioeconômico, com consequências negativas para o mercado de trabalho. Contudo, os efeitos das crises são bastante diferenciados dependendo do segmento de trabalhadores. As novas dinâmicas laborais também são afetadas pelo baixo ritmo de crescimento da população, que vem alterando sua composição por sexo, cor, idade e local de residência.

A indefinição de rumos da economia tem sido acompanhada de crises na política e na sociedade. Os problemas sanitários da pandemia têm piorado a situação socioeconômica e, ao mesmo tempo, acelerado, nos países desenvolvidos, os avanços tecnológicos, que estão tendo fortes implicações para o mundo do trabalho. O objetivo deste GT é proporcionar um espaço para o debate acerca dessas questões e refletir sobre os desafios a enfrentar para melhorar a situação socioeconômica da população.

Esses desafios serão diferentes para os vários segmentos de trabalhadores. O debate deverá abranger as seguintes dimensões, seja na conjuntura da pandemia ou como tendência de longo prazo: migrações domésticas e internacionais da mão-de-obra; desigualdades de gênero, raça e geração nos distintos segmentos de trabalhadores; envelhecimento e aumento da escolaridade da PEA; feminização da força de trabalho; segmentação do mercado de trabalho; e vulnerabilização de mulheres, negros e migrantes diante do quadro pandêmico.

Translate »